Yesterday: imagine um mundo em que só você se lembra dos Beatles

O texto apresenta diversas sacadas inteligentes a maneira como são produzidos os álbuns hoje em dia, cheios de parcerias em busca de um grande hit e diversos compositores para uma única faixa

Jader Theóphilo | 12/10/2020

Início » Sociedade » Yesterday: imagine um mundo em que só você se lembra dos Beatles

YESTERDAY: IMAGINE UM MUNDO EM QUE SÓ VOCÊ SE LEMBRA DOS BEATLES

28 DE AGOSTO, 2019Por: Jader Theóphilo

Jornal da Cidade BH Notícia boa também dá audiência!

Cinema. Um cantor que luta para ser famoso, sofre um acidente, ao se recuperar descobre que é o único que se lembra dos Beatles. “Yesterday” estreia hoje, 29.

Se imaginar como um rockstar ou, até mesmo, como seu artista favorito pode ser algo comum entre os fãs de música. Agora, imagine poder viver isso sendo uma das poucas pessoas no planta que se lembra da existência de uma das bandas mais famosas de todos os tempos, os Beatles.

É esse cenário que o diretor Danny Boyle (“Trainspotting” e “Quem Quer Ser um Milionário”), apresenta ao público em seu mais novo longa, “Yesterday”. Obra que conta com roteiro assinado por Jack Barth e Richard Curtis.

Narrativa

O longa acompanha a vida de Jack Malik, interpretado por Himesh Patel, um musico fracassado que após inúmeras tentativas frustadas de atingir o estrelato, decide abandonar a carreira musical e voltar a lecionar. No entanto, eis que um apagão e um acidente mudam de vez sua história.

Jack acorda em um mundo completamente diferente, em que é a única pessoa que se lembra da existência dos Beatles. Diante disso, a oportunidade de ser um artista de sucesso e fama batem a sua porta. É quando ele decide assumir de vez as canções do quarteto britânico.

Leia também:Rainhas do Crime: um filme quase bom

Embora as músicas dos garotos de Liverpool sejam até hoje verdadeiros clássicos da industria fonográfica, o filme mostra que a percepção dessas canções seriam bem diferentes se fossem lançadas nos dias de hoje. Além disso, o preço da fama e o peso na consciência se mostram os grandes vilões da película.

O texto apresenta diversas sacadas inteligentes a maneira como são produzidos os álbuns hoje em dia, cheios de parcerias em busca de um grande hit e diversos compositores para uma única faixa. Outro ponto que demonstra o tom bem humorado da película é a participação de Ed Sheran. O músico entra em uma disputa amigável com  Jack, para ser o grande artista dessa geração. Um pouco de camaradagem com Ed, que está longe de atingir esse posto na vida real.

Leia também: Pose: o glamour e a marginalização da NY dos anos 80

Outro fator que vale a pena ser destacado é a amizade. Acima da parte romântica entre os protagonistas, é a amizade que une o casal Jack e Ellie, Lily James (Mamma Mia!). A química entre os atores é convincente e faz com que o público compre o que está sendo dito pelo dupla.

Trilha

“Yesterday”, além de ser um filme leve para toda a família, é uma homenagem aos Beatles, tendo a trilha sonora como um dos protagonistas da trama. Em novas roupagens as faixas ganham um certo “ar modernoso” que dialogam de forma natural com a produção, sem descaracterizar as gravações originais.

Nota: 10/10

Assista ao trailer:

https://youtube.com/watch?v=eW3ahnN4Emk%3Ffeature%3Doembed

Foto: Divulgação/Universal

Mais Notícias