Yamaha faz 66 anos de olho no futuro

Lançamento de e-book histórico e filme marcam o aniversário do fabricante japonês, que possui unidade industrial também no Brasil.

Da Redação | 09/07/2021

Para celebrar os seus 66 anos de fundação, completados no início de julho, a Yamaha decidiu inovar, já que não há possibilidades de ser realizar festas e aglomerações, por causa da pandemia.No lugar destas atividades e até mesmo de lançar uma série especial de moto, o fabricante japonês decidiu relembrar seu passado, sem deixar de focar no futuro.

Preferiu lançar um e-book sobre sua história e um filme que reforça a visão para 2030. O documentário é orientado pelo tema “A Arte das Possibilidades Humanas” (Art for Human Possibilities). Ambos podem ser baixados no site oficial.

Segundo a Yamaha, esta visão voltada à valorização humana vem da própria missão corporativa de ser uma empresa que gera “kando”. Mas o que seria isso? Trata-se de uma palavra japonesa que exprime sentimento de profunda satisfação e de intenso entusiasmo experimentados quando nos deparamos com algo de valor excepcional. A Yamaha também destaca outra missão: oferecer uma vida mais feliz para as pessoas em todo o mundo. 

No início, não produzia motocicletas e sim instrumentos musicais. Quem nunca viu um teclado da marca em shows? Talvez por esta razão ter a arte em seu DNA, refletida em seus produtos e soluções que buscam despertar emoções, para que as pessoas possam se expressar e ter momentos especiais.

“A Yamaha busca transformar seus negócios com base em uma visão de longo prazo e contribuir com a resolução de problemas sociais por meio de suas atividades de negócios”, observa o diretor comercial de Motocicletas e Náutica, Ricardo Susini.

Segundo ele, ao expandir as possibilidades humanas, a empresa pretende alcançar um crescimento sustentável, bem como criar uma sociedade melhor e vidas mais gratificantes. “Por isso, a visão de longo prazo para 2030 define três áreas de foco: Avanço da Robótica, Repensando Soluções e Transformando a Mobilidade”, completa.

A Yamaha detalha cada um dos temas.

Avançar em robótica: com o uso de tecnologia inteligente, a empresa vem desenvolvendo novas maneiras de aplicar inovações que atendam às necessidades das pessoas e da sociedade, criando vínculos entre a empresa e os clientes;

Repensar soluções: é importante propor soluções exclusivas que aprimorem a maneira como vivemos e, assim, provoquem o avanço do potencial que existe em cada um de nós;

Transformar a mobilidade: a empresa acredita que é essencial o desenvolvimento de novos métodos de transporte que não ofereçam apenas emoção, mas também enriqueçam o estilo de vida, promovendo confiança em relação ao movimento seguro, confortável e responsável.

Exemplos desta visão de futuro estão em produtos que vem sendo desenvolvidos pela montadora. Entre eles estão o sistema de piloto automático, funções anticolisão, funções de autodiagnóstico e outras tecnologias de autonomia nos negócios náuticos.

Dentro do foco na mobilidade urbana inclui-se ainda fabricação de bikes e cadeiras de rodas elétricas que usam tecnologia de controle através de robôs.

O e-book e o vídeo da Yamaha podem ser baixados no site: www.yamaha-motor.com.br

Fotos: Divulgação JC / Yamaha

Mais Notícias