XC60 tem novo visual e mais conteúdo de tecnologia

Utilitário esportivo da Volvo traz motor híbrido que desenvolve potência total de 412 cv.

Da Redação | 19/11/2021

Na busca pela eletrificação de 100% de seus veículos em todo o mundo até 2030, a Volvo inclui o Brasil neste seu “projeto de vida” com o lançamento de produtos híbridos no segmento premium. O mais recente que chega às concessionárias é o XC 60, que teve seu design repaginado e ganhou novos itens de série, que o deixaram mais tecnológico.

Disponível em quatro versões (Recharge Inscription Expression, Recharge Inscription, Recharge R-Design e Polestar Engineered) custa entre R$ 400 mil e R$ 470 mil. O SUV de luxo é mais um que vai ajudar a marca sueca a se manter com uma importante participação no mercado mineiro, onde possui 18,6%, com 536 unidades vendidas entre janeiro a outubro deste ano, 60% a mais que o mesmo período do ano passado, segundo a empresa.

O modelo mais vendido da marca sueca em todo o mundo, o XC60, em termos de design, teve como mudanças a grade cromada com novo desenho, novas rodas e para-choque traseiro com saídas de escapamento escondidas.

Já o painel de instrumentos traz novas opções de design, deixando tudo ainda mais prático para o motorista. Ele tem à disposição diferentes tipos de visualização, incluindo a projeção do mapa do percurso. Foram usados ainda novos materiais interiores, com opções sem couro, como o estofamento premium em mescla de lã e poliéster reciclado.

O SUV vem com câmera 360 graus e Head-Up Display, que projeta a velocidade e outras informações no para-brisa do veículo, além do carregador por indução para smartphones.

O XC60 possui agora sistema de purificação de ar (Advanced Air Cleaner PM 2,5), que filtra contaminantes que chegam à cabine. O processo é realizado por meio de ionizadores de ar e forças eletrostáticas, que eliminam e retém as partículas. Cortam ainda cerca de 95% das partículas com dimensões menores que 2,5 micrômetros.

Outro recurso de série é o Ready to Drive que emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo. Há ainda o Emergency Stop Assist, que para o veículo caso o motorista não reaja a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema.

O novo Volvo vem ainda com entretenimento alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados.

Para mover este modelo tão especial está o sistema Drive-E Turbo Supercharger 2.0 litros e quatro cilindros de 324 cv de potência, com um motor elétrico de 88 cv. Os motores, juntos, geram potência de 412 cv e 640 Nm de torque, que fazem esse SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.

O híbrido plug-in Recharge da Volvo traz os benefícios de um motor a gasolina e baixa emissão com um motor elétrico que oferece autonomia de mais de 40 autonomia no modo elétrico puro.

FOTOS / Fábio Aro