Volta por cima: prestes a virar clube-empresa, Villa Nova comemora título mineiro do Módulo 2

Centenária instituição de Nova Lima agora aguarda finalização do processo e já convida potenciais investidores.

Luís Otávio Pires | 03/10/2021

Villa nova campeão 2021

Prestes a se tornar clube-empresa, graças à promulgação da lei criou o Sistema do Futebol Brasileiro (PL 5.516/2019), o centenário Villa Nova ganhou mais um incentivo rumo à sua recuperação no cenário do futebol mineiro.

O centenário clube acaba de conquistar o título do Campeonato Mineiro do Módulo 2, ao vencer o Democrata GV por 3 a 1, no estádio Castor Cifuentes, neste sábado, 2, em Nova Lima. A conquista decreta o retorno da equipe à Primeira Divisão do Estadual.

Villa Nova sagra-se campeão do Modulo 2 ao vencer o Democrata – GV por 3 a 1 em Nova Lima (Foto: Bruno Cantini)

Nova Lima virou uma festa só logo após o apito final. Apesar de somente cerca de 300 torcedores tenham comparecido ao simpático “Alçapão do Leão”, devido às restrições de público por causa do atual momento, a vibração foi total do começo ao fim.

Auditoria

Agora de volta à primeira divisão do Campeonato Mineiro, o Villa Nova mira suas atenções novamente para o processo de limpeza financeira e estrutural. A nova diretoria – tendo à frente o presidente Bruno Almeida Sarte e o vice-presidente Cláudio Horta – assumiu o clube no início deste ano e tem objetivos claros e uma estratégia montada para tirar o Villa Nova do buraco.

Em setembro, houve uma reunião com um escritório de advocacia especializado em direito esportivo, a fim de analisar a possibilidade de o clube se enquadrar no SFB. “Precisamos organizar a casa para quando houver a mudança no Estatuto que permite a inclusão no processo de transformação do Villa Nova em clube-empresa”, explica o vice-presidente Cláudio Horta.

Torcida apaixonada

Segundo ele, a instituição possui diferenciais importantes, para atrair investidores que apostem na redenção definitiva. “Temos uma torcida apaixonada, que envolve toda a cidade de Nova Lima, além de uma camisa ‘pesada’ localmente e um estádio municipal totalmente à disposição do time e dos torcedores”, enumera.

Horta salienta ainda que a prefeitura está construindo um centro de treinamento municipal para categoria de base, que vai ser uma prioridade a partir de agora.

A ideia, segundo o dirigente, é acabar com a dependência de recursos públicos que moveram o clube na maioria de seus 113 anos de fundação. “Queremos acabar com isso, transferir para um estrutura profissional um grupo de investidores que tenham condição para gerir toda a gestão desde a categoria de base até profissional”, estima.

Embora a guerra ainda não esteja ganha, algumas batalhas já foram vencidas pela nova diretoria para reerguer o Villa Nova. Ao assumirem o clube, os novos dirigentes contrataram uma auditoria para elaborar um levantamento da real situação das finanças. O resultado foi desanimador: o clube praticamente gasta tudo que arrecada, e ainda faltam recursos para vários processos trabalhistas, entre outras dívidas. Há, por exemplo, pelo menos 270 ações do trabalho como pendências judiciais.

Parceria com o Coimbra

A primeira medida em curto prazo foi estruturar melhor o time para a disputa da Série A2 (Módulo 2) do Campeonato Mineiro este ano, depois que foi rebaixado no ano passado. Como não havia recursos para montar a equipe, a diretoria firmou parceria com o Coimbra, clube ligado ao Banco BMG com sede em Contagem, que assumiu a gestão em Nova Lima.

“Buscamos agregar a nossa estrutura com a expertise e inteligência do Coimbra em viabilizar a contratação de atletas”, conta Horta.

Graças à sinergia, o Villa Nova não só conseguiu o acesso de volta para a Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, como conquistou mais um título para sua bela história.

A expectativa agora é que o simpático Villa Nova, considerado o segundo time da maioria dos atleticanos, cruzeirenses e americanos, permaneça na elite do futebol mineiro com as finanças equilibradas e o capital – e o coração – abertos para investidores e torcedores.

Na galeria, imagens da festa do Villa Nova na conquista do Campeonato Mineiro do Módulo 2 de 2021:

Confira outras matérias sobre futebol AQUI.