Unimed-BH registra mais de 400 mil atendimentos online

Além de atendimento para casos suspeitos da COVID-19, o serviço também é ofertado para casos de pequenas urgências.

Da Redação | 17/06/2021

A Consulta On-line, serviço oferecido pela Unimed-BH durante a pandemia continua com alta procura. Para se ter uma ideia, no dia 13 de junho o serviço alcançou mais um marco relevante: a realização de mais de 400 mil consultas à distância.

Nos últimos meses, a Cooperativa registrou uma média de aproximadamente 2.400 atendimentos on-line por dia. O serviço é hoje uma referência para os clientes da Unimed-BH e contribui para manter o isolamento social, protegendo as pessoas do risco de infecção – uma vez que elas não precisam se deslocar à procura de um atendimento presencial – e não há cobrança de coparticipação.

Com a alta procura e a boa aceitação por parte dos clientes, a Cooperativa expandiu o atendimento e lançou novas modalidades de assistência on-line. Além do serviço voltado para os pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus, a Unimed-BH criou o Pronto Atendimento On-line. O serviço é voltado para outras patologias e casos de pequenas urgências, como por exemplo: cefaleia, dor lombar, diarreia, vômito e/ou náuseas, dor ou urgência para urinar, febre, dor no corpo, dores nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, perda de apetite, manchas vermelhas na pele ou dor abdominal.

“Além de garantir mais segurança e conforto ao cliente, que não precisa deslocar-se para ser atendido por um médico, um outro resultado positivo da oferta da consulta on-line é a redução média de cerca de 50% no número de atendimentos presenciais e também no tempo de espera nas unidades de pronto-socorro”, destaca o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam. Ele ressalta o alcance de mais essa marca histórica, neste ano em que a Cooperativa completa o cinquentenário de sua fundação.

A Central Consulta On-line da Unimed-BH está disponível sete dias por semana, das 7h às 21h45, sem interrupções. A Unimed-BH também aumentou significativamente o número de médicos cooperados que atuam no serviço, chegando a realizar aproximadamente 2.400 atendimentos por dia. Ao todo, cerca de 690 médicos distintos já atuaram na consulta on-line até hoje.

Acessibilidade

A Central Consulta On-line da Unimed-BH também oferece a opção de atendimento para clientes com deficiência auditiva e visual. O paciente pode contar com o apoio de um profissional da Unimed-BH com conhecimento na Linguagem Brasileira de Sinais (libras), que fica disponível para ajudar na comunicação com o médico. No caso de um deficiente visual, a equipe é acionada previamente e o cliente pode contar com o apoio da família para o acesso à plataforma durante o atendimento.

Em abril de 2020, a tecnologia para a realização do serviço de teleconsulta foi cedida pela Unimed-BH para a Prefeitura de Belo Horizonte. Com essa parceria, a população da capital mineira tem acesso a um atendimento seguro e à distância, realizado com profissionais do SUS.

Telemonitoramento

A Unimed-BH também possui um serviço de telemonitoramento para pacientes com suspeita da COVID-19. A Cooperativa já realizou mais de 639 mil acompanhamentos de clientes à distância até o momento. Unindo a tecnologia de robôs a um cuidado humanizado, a iniciativa permite o rastreamento de pessoas com possível infecção pelo coronavírus além do monitoramento de clientes sintomáticos ou com confirmação da COVID-19, realizado por enfermeiros.

De acordo com o diretor-presidente da Unimed-BH, esses números demonstram a capacidade da Cooperativa em adaptar-se diante de cenários adversos e comprovam o comprometimento de toda a equipe com a qualidade na assistência e a oferta dos melhores serviços às pessoas. “Diante de um desafio de escala global, fomos ágeis, priorizando a segurança e o bem-estar de todos, mostrando a força do cooperativismo e da atuação coletiva em prol do bem comum. Em um período tão desafiador, nós escolhemos cuidar de todos os nossos públicos de relacionamento”, diz Samuel Flam.

Foto: Nitro Imagens

Mais Notícias