Tudo que você sempre quis saber sobre viajar de moto

Algumas dicas importantes sobre kit de ferramentas, pilotagem em estradas de terra e até como convencer sua cara-metade a passear com você.

Da Redação | 21/03/2021

O que devo levar no meu kit de ferramentas? Como faço para minha (meu) parceira (parceiro) passear mais comigo? Posso pilotar em estradas de terra e cascalho com uma motocicleta acionada por correia?

São muitas as dúvidas dos motociclistas, até mesmo entre os mais experientes, que buscam a liberdade que as máquinas sobre as duas rodas proporcionam durante um “rolê”, independentemente da distância do percurso.

Para responder a essas dúvidas, nada melhor do que a Harley-Davidson, conhecida pelo mundo afora como ter adeptos apaixonados pelas “rides.

Sobre os kits de ferramentas, a H-D responde que dependem muito da motocicleta e do mecânico. Se for uma motocicleta recente, seria bom ter chaves de fenda comuns, um conjunto de chaves de boca com medidas em polegadas e milímetros e algumas pontas ou chaves Torx. Além, é claro, de porcas e parafusos sobressalentes, um rolo de arame e cabos autotraváveis.

A motocicleta tem alguns parafusos de rosca métrica, como os da pinça de freio e os dos terminais da bateria, por isso uma chave combinada de 10mm e 12 pontos deve estar sempre à mão. E uma chave Torx T27 também é essencial, já que os modelos H-D modernos usam parafusos T27 em vários lugares. Não se trata de um tamanho comum encontrado na maioria dos conjuntos de chaves Torx, então, provavelmente, você terá que comprar uma chave ou ponta para adicionar ao seu kit.

Os melhores mecânicos carregam mais ferramentas. Quanto mais você conseguir consertar, em termos de um conjunto de habilidades e de ferramentas, melhores serão suas chances de se manter no controle. Use as ferramentas com frequência na sua garagem — o melhor lugar para você descobrir o que está faltando ou não está funcionando.

Outra questão é como fazer o parceiro ou parceira passear mais em sua companhia. Uma dica é tentar tornar a atividade mais agradável ou menos desagradável possível. Viagens divertidas, petiscos saborosos, investir tempo e dinheiro fazendo coisas que dão prazer à sua cara-metade ajudam bastante um relacionamento, com ou sem motocicleta. É bom ainda ficar atento reclamações. 

Outra questão: você está querendo passear mais com um garupa na sua motocicleta ou seriam duas motocicletas separadas? Forçar alguém que quer ser motociclista a viajar na garupa da sua motocicleta nunca será aceitável. O jeito, então, é comprar outra motocicleta. 

Quanto à dúvida de pilotar em estradas de terra e cascalho com uma motocicleta acionada por correia, a resposta é sim.  Segundo a H-D, as correias de transmissão modernas de Kevlar reforçado são duráveis e resistem aos danos de pequenas pedras e outros detritos de beira de estrada.  É importante, contudo, limpar e inspecionar a correia de transmissão regularmente.

 FOTOS / Divulgação JC / H-D

Mais Notícias