Teste da Covid-19 via saliva pode ser feito em casa

Da Redação | 09/06/2021

A Drogaria Araujo acaba de trazer uma novidade, o teste molecular rápido da Covid-19 feito por saliva. Prático, ágil e seguro, o teste laboratorial MyTest® emprega soluções desenvolvidas pela Visuri, empresa referência em inovação na área médica, é produzido pela Labtest Diagnóstica, uma das maiores fabricantes de produtos laboratoriais do país. Para fazer o teste é bem simples, basta realizar a coleta do material pelo próprio cliente, sem a necessidade de sair de sua casa.

A Araujo vai comercializar o produto nas lojas físicas, no App, site e Drogatel.

É um sistema de teste molecular, baseado na técnica RT-LAMP, que transforma RNA em DNA e o amplifica isotermicamente, com precisão equivalente à técnica padrão ouro RT-PCR (reação em cadeia da polimerase).

A dinâmica para a realização do teste é a seguinte: o cliente compra o produto na loja ou nos diferentes canais de venda da Araujo, realiza a coleta da saliva no recipiente específico do teste, identifica a amostra por um código de barras presente na embalagem e realiza o cadastro dessa amostra no site MyTest® (www.mytest.med.br).

Na sequência, o cliente encaminha a amostra identificada para a Araujo que enviará ao laboratório para análise. Em um prazo de até 24 horas – a contar do momento de entrega da amostra – o próprio laboratório enviará o resultado ao cliente por e-mail, o usuário recebe um aviso por SMS, disponibilizando também o acesso pelo app web do MyTest®. Neste primeiro momento, a Araujo receberá a amostra em 23 lojas que podem ser consultadas no site www.araujo.com.br. É possível também realizar a coleta presencialmente nessas lojas.

kit de autocoleta MyTest

O kit de autocoleta MyTest® é composto por um tubo estéril e um guia rápido com as instruções para a correta coleta da saliva, além de um saquinho tipo zip lock e um envelope lacre, para prover segurança no transporte da amostra até a entrega na loja da Araujo. O kit também possui etiquetas com códigos de ativação web que permitem a digitalização de todo o processo.

“O grande benefício deste teste é a possibilidade de pessoas do grupo de risco ou que estejam acamadas poderem coletar o material em suas próprias casas, não estando, portanto, expostas a situações de risco, além de ter uma coleta por saliva mais prática para crianças e idosos. É mais uma opção com o objetivo de garantir segurança e acessibilidade aos clientes. O teste também detecta variantes do novo coronavírus e possui análise garantida em laboratório”, afirma Isabel Dias, gerente técnica do setor farmacêutico da Drogaria Araujo. 

Diagnóstico rápido

O laboratório i9med, parceiro da Araujo, processará as amostras de saliva por meio do sistema OmniLAMP desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz e da Visuri, instituições referências em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para a saúde.

O sistema OmniLAMP é um dispositivo portátil para diagnóstico molecular que faz a detecção do material genético do SARS-CoV-2 por meio da técnica RT-LAMP com segurança semelhante à técnica padrão RT-PCR. O processo de reação com um mix de reagentes fabricados pela Labtest Diagnóstica faz com que o DNA seja amplificado milhares de vezes a uma temperatura fixa (65 °C) por 40 minutos. No final da execução, o resultado é detectado automaticamente pelo OmniLAMP, que interpreta e envia o resultado para o aplicativo. O equipamento possui tecnologia Internet of Things (IoT), que permite o envio dos resultados para uma aplicação web desenvolvida para o armazenamento dos dados em nuvem.

Entre as vantagens da técnica RT-LAMP, destacam-se: alta sensibilidade, rápido resultado para a detecção de coronavírus e menor probabilidade de contaminação, pois não necessita de pós-processamento. O sistema OmniLAMP pode chegar a 97% de sensibilidade e 100% de especificidade, dando confiabilidade às ações de quem se valer desta inovadora ferramenta de diagnóstico.

Segundo o CEO da Visuri, Henrique Martins, a proposta é ampliar o acesso ao teste molecular, oferecendo mais comodidade, facilidade e segurança ao usuário e para o laboratório menor custo e maior agilidade no processamento. “Enquanto a vacina não é disponibilizada massivamente, é necessário continuar com todos os cuidados básicos para a prevenção. A testagem é também uma maneira efetiva de conter a disseminação do vírus e obter dados para tomadas de decisões das instituições públicas e privadas”, afirma. Com o sistema OmniLAMP é possível acompanhar, em tempo real, curvas de tendências e outros relatórios que podem ser utilizados por órgãos governamentais como ferramenta de auxílio na elaboração de estratégias para o combate à pandemia.

Testes de Covid-19 disponíveis na Araujo

A Drogaria Araujo foi a primeira a oferecer os Testes Rápidos de Covid-19 para detecção de anticorpos (IgM/ IgG), para detecção de antígenos (Ag) e, em parceria com o laboratório i9Med, o teste molecular (RT-PCR) para detecção do RNA do vírus SARS-CoV-2, causador da doença. Confira abaixo mais informações sobre cada teste disponível na Araujo:

Teste Rápido IgM/IgG

Detecta anticorpos (IgM/ IgG) para casos de exposição a situações de contágio há pelo menos 10 dias de sintomas ou 20 dias sem sintomas.

Teste Rápido Ag Swab

Rastreia a presença de antígenos (Ag) do SARS-CoV-2, logo nos primeiros dias de infecção (2º ao 8º dia).

Teste Rápido Ag Saliva

Rastreia a presença de antígenos (Ag) do SARS-CoV-2 logo nos primeiros dias de infecção (1º ao 7º dia) para pacientes com sintomas da covid-19.

Teste Molecular RT-PCR

Detecta o RNA do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19 do 2° ao 10° dia. Exigido nas 72 horas antes do embarque para viagens internacionais e tem o resultado liberado a partir de 12 horas da coleta.

Teste Molecular RT-LAMP SALIVA (NOVO)

Detecta o RNA do vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, do 2º ao 10º dia de sintomas. A saliva pode ser coletada em casa por crianças, adultos, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Foto: Samantha Mapa/Visuri

Confira outras notícias (AQUI)

Mais Notícias