Terceira geração do Zoe E-Tech é mais autônoma

Mais fácil de carregar, carro elétrico da Renault ganha reestilização no design e novas peças recicladas no interior.

Da Redação | 29/04/2021

A terceira geração do elétrico Zoe E-Tech começa a ser comercializada no mercado nacional nas concessionárias credenciadas pela Renault em sete estados – Minas Gerais está nesta lista. São duas versões de acabamento disponíveis: Zen e Intense, que custam, respectivamente, R$ 204.990 e R$ 219.990.

Como todos os modelos elétricos, o Zoe também tem procura baixa no País e a nova geração também deve amargar. Os motivos são o preço, ainda alto, mas principalmente uma certa desconfiança por parte dos consumidores de um modo geral. Tanto que, segundo a Renault, 80% das vendas do modelo são para empresas – apenas 20% vão para clientes pessoa física.  

Em outros mercados, contudo, o Zoe manda bem melhor. Na Europa é o elétrico mais vendido com mais de 100 mil unidades comercializadas em 2020.

Equipado com o motor de 135 cv de potência, o Zoe entrega um torque de 25 kgfm, o que permite passar de 80 a 120 km/h em apenas 7,1 segundos, um ganho de 2,2 segundos em comparação com o motor R110 do modelo anterior. Agora, o carro acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 140 km/h.

Uma das novidades desta geração é o quadro de instrumentos digital de série, com iluminação full LED em todas as versões, que oferece uma luminosidade 75% mais potente em comparação com as lâmpadas halógenas.

O carro da Renault tem a frente redesenhada. Os contornos do capô esculpido convergem para um losango aumentado que se abre sobre a portinhola de recarga. O novo formato do para-choque integra adornos cromados na entrada de ar frontal, na grade e nos faróis de neblina. Já os faróis são full LED. A parte traseira do Zoe foi ligeiramente elevada e o porta-malas ampliado para 338 litros.

O interior do E-Tech é sustentável. No total, 22,5 quilos são de materiais sintéticos reciclados, sobretudo na composição dos painéis frontais e das portas.

A Renault firmou uma parceria com duas empresas líderes no setor elétrico no Brasil, a WEG e a EDP. Assim, os clientes, sejam empresas ou consumidores finais, contam com um serviço completo para a aquisição e instalação de carregadores elétricos. 

O Zoe é o veículo elétrico que se recarrega mais rápido em postos de recarga, por causa do sistema Caméléon. No lugar de dois circuitos elétricos diferentes para a recarga e a tração, a Renault conseguiu reunir as duas operações com a mesma eletrônica, para obter uma recarga flexível.

Uma novidade é a opção de recarga com corrente contínua (DC). Instalado entre o grupo motopropulsor elétrico e a bateria, ele permite fazer uma recarga de até 50 kW da bateria em terminais DC. Esta nova opção de recarga se adapta aos trajetos mais longos, principalmente em rodovias.

A portinhola de recarga abriga uma tomada CCS (Sistema Combinado de Recarga) constituída de uma tomada padrão europeu, acompanhada de um conector com dois pinos, dedicado à recarga em corrente contínua. 

Esta tomada simplifica o acesso e a gestão da recarga, em qualquer lugar. Em casa, condomínio ou edifício residencial, é possível fazer a recarga de 0 a 100% do novo Zoe E-Tech em 8h33.

Já nos eletropostos públicos, como em estacionamentos, conectado a um terminal com potência de 11 kW, o modelo recupera até 150 quilômetros de autonomia em duas horas, e nos de 22 KW, em uma hora.

O novo Zoe E-Tech inaugura um novo modo de condução por meio do qual o condutor quase não precisa mais utilizar o pedal do freio. Quando o modo “B” está ativado, a carro desacelera de forma nitidamente mais pronunciada assim que o condutor solta o pedal do acelerador. 

O modelo possui diversas funcionalidades. Ele alterna automaticamente de farol alto para farol baixo quando é detectado que um veículo está se aproximando no sentido inverso. Possui ainda alerta de ponto cego, assistência automática em rampa (Auto-Hold); radar de estacionamento dianteiro e traseiro; e freio de estacionamento automático.

O novo Zoe E-Tech também passa a fazer parte do catálogo de produtos do Renault On Demand, o serviço de assinatura da marca lançado em janeiro deste ano.

Fotos: Divulgação JC / Renault

Mais Notícias