T5 Twin Engine decreta início da eletrificação da Volvo no Brasil

Propulsor possui sistema que pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista

Da Redação | 11/12/2020

Ele marca o início de uma era em um dos fabricantes mais inovadores do mundo. O T5 Twin Engine, motor híbrido que equipa o novo XC40 da Volvo Cars, faz parte do posicionamento global da montadora em ter ao menos uma versão híbrida em todos os modelos comercializados no Brasil, marcando o fim histórico de carros que só possuem propulsor a combustão.

O T5 Twin Engine FWD é, na verdade, um conjunto de dois motores: um elétrico, com 83 cv e outro turbo, a gasolina, 1.5 litro e 181 cv. Combinados, produzem 263 cv de potência e 425 Nm de torque.

Com este motor, o XC40 Plug-In Hybrid R-Design faz de 0 a 100km/h em 7,3 segundos. As baterias de íons Lítio com 10.7 kWh fazem com que o modelo rode cerca de 47 quilômetros no modo Pure, ideal para os deslocamentos do dia a dia.

O sistema T5 Twin Engine pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista. São elas:

Hybrid: uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível; Pure: condução econômica – 100% de uso do motor elétrico, baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano; Power: condução esportiva – potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance; Off-Road: para condução em terrenos fora de estrada entre 20 km/h e 40 km/h; e Individual: o motorista escolhe as suas preferências de condução. 

Como acessórios ao desempenho do T5 Twin Engine FWD existem, no carro da Volvo, a tecla Hold, que bloqueiam o uso da bateria para uso posterior, e a tecla Charge, que recarrega a bateria com o uso do motor à combustão. Também integra o power train do Volvo o câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem.

FOTO / Divulgação JC / Volvo Cars

Mais Notícias