Stonic marca estreia da Kia no segmento dos SUVs híbridos

Sistema MHEV e modo de condução “Velejar” são alguns dos atributos do modelo sul-coreano, que custa R$ 150 mil no Brasil.

Da Redação | 26/11/2021

A sul-coreana Kia Motors também entrou na onda híbrida e acaba de anunciar a chegada do Stonic, seu primeiro utilitário esportivo que funciona com propulsão a combustão e elétrica. Com preço sugerido de R$ 150 mil, tem garantia de cinco anos, incluindo a bateria 48V e do sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), um dos seus atributos

Ele é que coordena toda propulsão do Stonic. O motor a gasolina tem três cilindros e 1.0 litro de cilindrada, com turbo e injeção direta. O outro é elétrico de 48V.

O motor a combustão do SUV sul-coreano desenvolve potência máxima de 118 cv a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do MHEV, a potência combinada vai a 120 cv a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm.

O conjunto está acoplado a um câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Stonic faz 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro, segundo a Kia.

O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 12 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução “Velejar”. Isso mesmo, navega no asfalto.

A Kia explica que, ao desligar o propulsor por completo em situação de rodagem plana, o sistema híbrido do Stonic entra em ação, normalmente em uma descida. Isso faz com que se poupe o motor a combustão. Nas subidas, quando o powertrain necessita de mais força, ele prioriza a eficiência de consumo e menores índices de emissões. O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), o que permite ao motorista escolher a sua maneira.

Embora seja compacto por fora (4.140 mm de comprimento), tem espaço interno amplo, com distância entre eixos de 2.580 mm. O tanque de combustível fica abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17 polegadas, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.

Seu sistema de entretenimento combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de oito polegadas no centro do painel, compatível com os programas disponíveis no mercado.

O Stonic vem ainda com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, e computador de bordo com tela digital colorida de 4.3 polegadas com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Outros itens de série são airbags frontais, laterais e de cortina, retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, sistema Isofix para o assento traseiro, freios com sistemas ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa.

FOTOS / Divulgação CC / Kia Motors