Startup mineira apresenta produto a base de Nióbio contra a covid-19 em feira internacional

A convite do Ministério da Defesa, Nanonib estará na IDEX-2021 em Abu Dhabi para exibir o INNIB41, ainda em fase de aprovação pela Anvisa.

Da Redação | 16/02/2021

Nanonib em Abu Dhab

O Brasil será representado por uma startup mineira na Exposição Internacional de Defesa (IDEX-2021) em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no próximo dia 20 de fevereiro.

Como parte da comitiva do Ministério da Defesa, a Nanonib – Nanotecnologia e Inovação em Nióbio irá apresentar na feira plataformas de uso do nióbio para fins não metálicos.

Entre os produtos exibidos na mostra está o INNIB 41, específico para o combate à covid-19. Inédito no mundo e ainda em fase de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o insumo que originou o INNIB41, que é uma solução antisséptica com eficiência testada e comprovada em laboratórios independentes.

Feito em MG

“O produto já está pronto para ser lançado no mercado e será produzido também em Minas Gerais pela Yeva Cosmétiques com sede em Itaúna”, informa o diretor executivo da Nanonib, Joel Passos.

O fornecedor com sede no interior do Estado foi escolhido porque participou, de forma satisfatória, na transferência de tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que originou um produto nanotecnológico para tratamento de queda capilar chamado Sanctio.

O INNIB41 teve resultados positivos na desativação, limpeza e proteção das mãos contra o Sars-CoV-2, causador da Covid-19 e outras bactérias e vírus.

Eficácia

O diretor-executivo revela que o produto demonstrou elevada eficácia nos estudos laboratoriais comparativamente aos álcoois gel e líquido, porque apresenta efeito residual prolongado e protege diferentes tipos de superfícies por até 24 horas.

Passos revela ainda que o líquido passou por testes clínicos, principalmente dermatológicos. Não tem solvente, como álcool, e não causa reações adversas ou prejudiciais ao ser humano, podendo ser usado em pessoas de pele sensível como crianças, adolescentes e até idosos

Esta é a segunda vez que a Nanonib participa, a convite do Ministério da Defesa, de uma comitiva para apresentar projetos inovadores. Em novembro do ano passado, ela esteve em evento semelhante na Ucrânia.

Em Abu Dhabi, a startup mineira participará ainda de Rodada de Negócios com a presença de empresários de outros países e dos Emirados Árabes Unidos, militares, representantes de empresas e dos governos mundiais.

Nanomateriais avançados

A Nanonib tem como foco o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica envolvendo Nióbio na preparação de nanomateriais avançados para soluções inovadoras em Lifescience, Energia e Agronegócio.

Criada em 2019, em parceria com grupo de investidores privados, tem sócios-pesquisadores e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em sua gestão.

A empresa possui diversas patentes e pesquisas, envolvendo a preparação, aplicação e soluções disruptivas baseadas na plataforma de nióbio. Os materiais avançados e as nanopartículas de nióbio podem ser utilizados em diferentes indústrias no Brasil e no mundo com fácil transporte e conservação.

Foto:  Nanonib / Divulgação 

Leia outras matérias sobre ações contra a covid-19 aqui.       

Mais Notícias