Shows com público em pé e pista de dança já estão liberados em BH

Discotecas, danceterias, salões de dança e similares, bem como as atividades de saunas, continuam com suas atividades suspensas, em razão do alto risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência prolongada de pessoas. 

Da Redação | 11/11/2021

A partir desta quinta-feira, 11, a ocupação de pessoas em teatros, shows, espetáculos, eventos sociais, eventos gastronômicos, corporativos, feiras, exposições, congressos e eventos esportivos passam a ter novas regras na capital mineira. Isso significa que, agora, está liberado a presença de público em pé e pista de dança sem distanciamento.

Até então, as pessoas deveriam permanecer sentadas e as pistas de dança só estavam liberadas em eventos sociais, como casamentos.

A nova medida faz parte da unificação de protocolos que atende aos eventos na cidade. A portaria publicada no Diário Oficial do Município é válida para eventos em locais que possuem alvará de localização e funcionamento que autorize a realização de tais atividades ou para outros espaços, mediante licenciamento específico. 

Vale dizer que em locais, como shows e de serviços de alimentação para público, será exigido o resultado negativo para a Covid-19 em teste do tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizados até 72 horas antes do evento ou a apresentação de comprovante de vacinação da segunda dose ou de dose única da vacina contra a Covid-19, inclusive para funcionários, para qualquer quantidade de público presente. A mesma regra é válida para qualquer evento com público superior a 2 mil pessoas. 

No caso de eventos em locais com público de até 2 mil pessoas sentadas, com serviços de alimentação realizados na mesa dos participantes, sem espaços para dança continua valendo a regra de não exigir comprovante de vacinação ou testes. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, em todos esses espaços, prevalece o protocolo do uso de máscara durante todo o tempo em que o público estiver no local, exceto em momentos de alimentação. Da mesma forma estão mantidas regras de higienização das mãos e dos espaços.

Essas mudanças não serão aplicadas a eventos de corrida, que permanecem com as mesmas regras em protocolo específico.

Atualmente, todos os segmentos comerciais e de serviços estão liberados a funcionar todos os dias da semana, sem restrições de horário, desde que obedecidos os protocolos gerais ou específicos. 

Foto: Pixabay

Confira outras notícias (AQUI)