Senador Rodrigo Pacheco é homenageado pelo MPMG

Da Redação | 08/06/2021

O Ministério Público de Minas Gerais prestou uma homenagem ao senador Rodrigo Pacheco. A iniciativa chega com um gostinho especial, já que o o presidente do Senado foi estagiário do MPMG, em 1997, quando integrou a equipe do então promotor Gustavo Mansur Balsamão, hoje, procurador de Justiça. Aliás, essa passagem foi relembrada pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, que iniciou o seu discurso com a frese: “O bom filho à casa torna”.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no ano de 2000, especializou-se em Direito Penal Econômico, pelo Instituto Brasileiro de Ciências Econômicas Criminais (IBCCRIM), e atuou como advogado criminalista. Em 1997, foi estagiário do Ministério Público de Minas Gerais. Posteriormente, foi estagiar em escritório de advocacia e acabou tornando-se sócio em um escritório que atuou em processos como os do Mensalão. Pacheco desligou-se em 2016, foi defensor dativo da Justiça Federal, membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais (CCPC), auditor do Tribunal de Justiça Desportiva, além de professor universitário. 

“Esta é uma das homenagens mais significativas da minha vida, com a presença de representantes da vida pública e da vida jurídica. Quero agradecer a cada uma das pessoas que contribuíram para a minha formação e, mesmo que indiretamente, me deram condições para realizar o sonho de criança, que era ser político. A advocacia é parte do caminho que me possibilitou chegar até aqui”, afirma o senador.

Ainda em seu pronunciamento, Rodrigo Pacheco relembrou quando integrava o MPMG, como estagiário. “Eu aprendi muito com o então promotor Gustavo Mansur Balsamão. Ele também foi uma pessoa muito importante, me ensinou a lógica jurídica, me ensinou a escrever peças processuais e me inspirava a ser promotor de Justiça. Eu não tinha pai advogado e ele, assim como o meu amigo André, diziam que eu deveria fazer concurso público. Mas eu resolvi tentar ser advogado e acabou dando certo”, enfatiza.

HOMENAGENS:

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e o procurador Gustavo Balsamão entregaram a placa como registro da homenagem, com os dizeres: “O orgulho do Ministério Público do Estado de Minas Gerais pela participação em sua formação e o reconhecimento pelo respeito demonstrado às instituições do sistema de Justiça, fortalecendo-as”.

A Associação Mineira do MP também prestou reverência com a entrega de outra placa. “Homenagem da Associação Mineira do Ministério Público ao Senador Rodrigo Pacheco, primeiro representante da bancada mineira Presidente do Congresso Nacional do Brasil pós-Constituição de 1988”, trazia a mensagem.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacou o perfil de mineiridade do presidente do Senado. “Ele jamais será levado ao confronto desnecessário. A conciliação é a vocação dos homens deste Estado. O MPMG se orgulha de ter feito parte da sua formação. Jogue água nas labaredas que querem consumir as garantias, a autonomia e as prerrogativas dadas pelo constituinte, às instituições do Estado. Há tempo para tudo, inclusive, para deliberar. As suas mãos são limpas, use-as. Não se acomode, mas também não se apresse. Nunca se esqueça dos caminhos percorridos. Confiamos em você ”, conclui.

Participaram da cerimônia:


Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; Vice-Governador Paulo Brant; Senador Antônio Augusto Anastasia; Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Deputado Estadual Agostinho Patrus; Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares; Defensor Público Geral, Gério Patrocínio Soares; Presidente da Associação Nacional Dos Membros Do Ministério Público, Manoel Victor Sereni Murrieta  e Tavares; Presidente da Associação Mineira do Ministério Público; Eneias Xavier Gomes; Vice-Presidente da AMMP, Larissa Rodrigues Amaral; Procurador de Justiça aposentado e Conselheiro do Conselho Curador do Memorial, Joaquim Cabral Neto; Procurador de Justiça Gustavo Mansur Balsamão; Secretário de Governo Igor Eto; Procurador-Geral da Justiça Militar Duarte; Presidente da Associação Mineira dos Magistrados, Desembargador Alberto Diniz Júnior; Vice-Presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral; Presidente da Associação do Ministério Público de Minas Gerais, Enéias Xavier Gomes.

Remotamente:

Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins; Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Alexandre Victor de Carvalho, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais, Raimundo Cândido Júnior.

Fonte: MPMG

Fotos: Eric Bezerra/MPMG

Confira outras notícias (AQUI)

Mais Notícias