Saúde garante a prefeitos início da vacinação dia 20 de janeiro, após aprovação da Anvisa

Em reunião com ministro Eduardo Pazuello ficou estabelecido que a distribuição do imunizante será de forma proporcional e equitativa dentro dos grupos predeterminados.

Da Redação | 14/01/2021

Reunião do ministro da saúde com os prefeitos

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou que dia 20 de janeiro começa a imunização da população contra a Covid-19. A informação foi dada aos representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em audiência em Brasília (DF). Segundo o ministério, com a aprovação da Anvisa, até este domingo, serão distribuídas 8 milhões de doses ainda em janeiro.

Pazuello afirmou que, neste final de semana vão chegar as 2 milhões de doses da Astrazeneca, somando-se as 6 milhões de doses para uso emergencial produzidas pelo Butantan. “Até segunda-feira essas doses estarão nos estados e partir dali farão a logística aos municípios”, disse.

Proporcional

Segundo o ministro, a distribuição será de forma proporcional e equitativa dentro dos grupos predeterminados: idosos em casas de longa permanência, profissionais da saúde e indígenas aldeados com mais de 18 anos.

Há a especulação de que as doses iniciais seriam apenas para as capitais, mas no encontro o ministro garantiu algo diferente: a vacinação começará em todo o Brasil. Para 2021, segundo o assessor especial do Ministério da Saúde, Aírton Cascavel, já estão contratadas 354 milhões de vacinas, que chegarão de forma escalonada. Segundo ele, após as 8 milhões de doses de janeiro, a previsão é de 30 milhões para fevereiro e 80 milhões para abril, assim por diante.

“Temos que comemorar. Em primeira mão, para nós, prefeitos, começa a vacinação”, afirmou o presidente da FNP, Jonas Donizette.  

Avião

O Ministério da Saúde informou que o avião da companhia aérea Azul começa sua rota para buscar os dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na Índia às 15h30 desta quinta-feira, decolando do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com escala ao Aeroporto de Guararapes, em Recife (PE).

A partida da cidade pernambucana para Mumbai, na Índia, foi reprogramada em algumas horas por questões logísticas internacionais e continua seu plano de voo nesta sexta-feira, 15, às 23h.

O imunizante da AstraZeneca/Oxford foi adquirido pelo Governo junto ao laboratório indiano Serum para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita. A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística.

Foto: FNP/Divulgação

Leia mais sobre vacinação aqui.

Mais Notícias