Saiba como transformar as fotos da sua viagem em um lindo vídeo

Da Redação | 20/12/2021

Basta uma visita rápida à nossa seção de turismo para notar que a nossa cidade é repleta de beleza, cultura e locais dignos de serem registrados e compartilhados. Ainda assim, quando se trata de engajamento nas redes sociais, as fotos estão longe de ser a melhor opção.

Segundo estudos de levantamento de dados apurados pela revista estadunidense Forbes, uma referência mundial em mídia especializada em negócios e economia, os vídeos compartilhados em redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e textos juntos.

Ou seja, se a ideia é demonstrar as suas fotos na internet para o maior número de pessoas possível, você precisa aprender a fazer video com fotos. Felizmente, existem diversas soluções online de interface simples que permitem a criação de um vídeo utilizando fotos em poucos minutos.

No entanto, se você deseja montar uma peça digna de gerar um grande engajamento demonstrando tudo que você registrou na sua viagem, confira abaixo algumas dicas que irão te auxiliar neste processo:

Inicie a sua produção escolhendo um tema

A primeira etapa da sua produção é escolher um tema para você conseguir elaborar a narrativa do seu vídeo, uma etapa que os produtores de conteúdo conhecem como storytelling, ou seja, crie um conceito para a sua peça.

Ainda que se trate de um vídeo mostrando as fotos da sua viagem, é importante criar a narrativa, ele pode ser um vídeo demonstrando apenas um ponto turístico, também há a possibilidade de contar a história do seu itinerário em ordem cronológica, dentre outras propostas.

Não se esqueça da trilha sonora adequada

A trilha sonora é extremamente importante para um vídeo e se torna ainda mais relevante quando se trata de uma produção utilizando apenas fotografias, pois é o elemento responsável por evocar a emoção correta e ditar o ritmo para o espectador.

Você pode optar por uma trilha romântica, caso se trate de uma viagem em casal, uma música contemplativa, quando o registro é apenas de paisagens únicas, nostálgicas, caso as fotos sejam exibidas com a intenção de realizar uma comparação, dentre uma série de outras possibilidades.

É importante ficar atento apenas se a música se trata de uma produção original ou está livre de direitos autorais, tendo em vista que algumas plataformas não permitem a utilização de conteúdos de terceiros.

Cuidado para não se prolongar 

Por fim, tenha em mente que se trata de um vídeo para internet, então dele deve ser sucinto, vá direto ao ponto e não se prolongue em narrativas que não sejam o foco da produção.

Caso a intenção seja realmente criar um vídeo longo, com questões detalhadas, é importante que você produza um teaser e publique ele antes, explicando um pouco sobre a proposta. Deste modo você atrai o público correto e evita problemas de baixa retenção.

Agora que você dispõe de dicas importantes sobre como transformar os seus registros fotográficos em um vídeo interessante para gerar mais engajamento nas redes sociais, basta colocá-las em prática para compartilhar com o máximo de pessoas possível as mais belas paisagens da sua última viagem.