Rotary celebra 116 anos

Inúmeras ações são realizadas mensalmente por rotarianos voluntários em cidades pelo mundo.

Da Redação | 23/02/2021

Dia de festa para o Rotary International. Isso porque, nesta terça-feira, 23, a rede mundial de líderes profissionais voluntários que realiza projetos sociais na comunidade comemora 116 anos.

Para se ter uma ideia da importância desse projeto, vale a pena destacar que somente em Belo Horizonte e região Metropolitana, mais de vinte Rotary Clubs realizam projetos sociais que beneficiam comunidades locais.

Durante a pandemia, o Distrito 4760, que abrange da região metropolitana de BH ao noroeste de Minas Gerais, englobando mais de 50 cidades do Estado, arrecadou cerca de 125 mil reais em equipamentos para proteção individual para hospitais e profissionais de saúde. Foram doados respiradores, máscaras N-95, capotes de TNT, filtros para troca de calor e umidade, óculos de proteção.

Outro projeto realizado pelo Rotary foi a criação de Usinas Fotovoltaicas organizado pelo Rotary Club de Belo Horizonte Liberdade com o apoio dos Rotary Clubs de Contagem, Montes Claros, BH Pampulha e clubes do Canadá.

A instalação de usinas fotovoltaicas em instituições sociais irá gerar uma economia continuada por cerca de 25 anos, promovendo a sustentabilidade financeira das instituições e beneficiado centenas de crianças, jovens e famílias. Além disso, o projeto possibilitou a criação de um novo módulo no curso de Eletricista Instalador e Padronista, o de Montagem, instalação e manutenção de Painéis Fotovoltaicosampliando a empregabilidade de jovens carentes da zona rural de Betim.

Também na área do Meio Ambiente, recentemente, o Distrito lançou uma campanha para todos os Rotary Clubs da região e foram plantadas quase 5.000 árvores de outubro de 2020 a janeiro de 2021 em 30 cidades de Minas Gerais. Além disso, foram doadas mais de 6.800 mudas para a comunidade em Patos de Minas e outras localidades, e cada cidadão que recebeu a doação ficou responsável por plantar as suas árvores, incentivando a conscientização da comunidade também sobre o tema.

Assim, como esses projetos citados, inúmeras ações são realizadas mensalmente por rotarianos voluntários em todas as cidades nos quais estão presentes.

Rotary no mundo

Globalização é coisa séria no Rotary. Logo, uma das organizações sem fins lucrativos mais antiga e com maior capilaridade no mundo, tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional quanto local.

São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:

  • Promoção da paz
  • Combate a doenças
  • Fornecimento de água limpa
  • Saúde de mães e filhos
  • Apoio à educação
  • Desenvolvimento econômico
  • Proteção ao meio ambiente

Confira outras notícias (aqui)

Mais Notícias