Ram 1500 Rebel é força bruta

Com chegada ao mercado prevista para abril, pick-up tem motor V8 de 400 cv de potência com um dos principais atributos

Da Redação | 18/12/2020

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) decidiu apostar na Ram, uma de suas marcas que remetem a produtos robustos e estreia no Brasil a 1500 Rebel, para encarar o segmento das pick-ups de maior porte. Com seis metros de comprimento, pesa 2,5 toneladas.

As vendas propriamente ditas começam apenas em abril de 2021, apenas para quem aderiu a uma lista de espera limitada a 100 unidades, que se esgotou em dois dias. O preço sugerido é de R$ 419.990,00, com um pacote opcional específico. Em breve haverá uma versão mais “aliviada”, que custará R$ 399,990.

O primeiro lote da Ram virá com o pacote opcional Level II. Ele inclui: som Harman Kardon de 900 watts e 19 alto-falantes, head-up display, retrovisor interno digital, tampa traseira multifuncional (abre para baixo ou lateralmente) e acabamento escuro no emblema dianteiro, área central do para-choque e rodas.

O head-up display, por exemplo, é o sistema que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo. 

Apesar da estrutura e design vigorosos, é debaixo do capô que fica um dos grandes atrativos do modelo. A única versão disponível para o Brasil vem equipada com um motor da família HEMI, V8 de 5.7 litros a gasolina que produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque.  Graças a ele, a 1500 Rebel é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. 

A Ram 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônico que, com variedade de relações de transmissão, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa – seja em um dia inteiro de condução off-road ou em uma rodovia. As mudanças são feitas pelo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine.

A pick-up vem com sistema 4×4 do tipo part-time. Nele, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. Sua capacidade de reboque é de 5.062 quilos.

Esta Ram vem com central multimídia tão capaz como a Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

A lista de itens tecnológicos inclui ainda conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico, comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles.

FOTOS / Studio Cerri

Mais Notícias