Quintal Sarará, CineBH, Jazz na Modernos Eternos e passeio no Sesc Palladium

João Eugênio e Thiago Romano - BH Cosmopolita | 23/09/2021

Deus me proteja de mim

Calma, não é a Juliette! Neste final de semana, o Quintal Sarará tem uma programação animada de shows e DJs, entre eles o paraibano Chico César, sem esquecer dos artistas mineiros, sempre presentes no palco do festival, que faz questão de valorizar a turma daqui.

O Quintal abriu as portas no último final de semana e fica até 10 de outubro, com agenda sempre de quinta a domingo. Já passaram por lá Marina Sena, Lamparina e Céu, entre outros nomes. Ponto para a produtora Macaco, que vem fazendo um belo trabalho neste retorno de shows na cidade.

Confira a agenda:

  • 24/09‌ ‌-‌ ‌Dj‌ ‌Jahnu‌ ‌+‌ ‌2‌ ‌Seletiva‌ ‌
  • 25/09‌ ‌-‌ ‌Samba‌ ‌das‌ ‌Pretas‌ ‌+‌ ‌Iza‌ ‌Sabino‌ ‌+‌ ‌Dj‌ ‌Kingdom‌ ‌
  • 26/09‌ ‌-‌ ‌Chico César +‌ ‌Dj‌ ‌Narciso‌

Quintal Sarará

  • De quinta a domingo
  • Av. Assis Chateaubriand, 577 – Floresta
  • Ingressos pelo Sympla AQUI

Cinema contemporâneo de qualidade  

Em sua 15a edição, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte entra em cartaz na próxima terça-feira, 28 de setembro. Em tempos de pandemia, a programação ainda será online, e conta com exibição de 90 filmes de 17 países, e mais debates, rodas de conversa, pré-estreia e negócios do audiovisual com o Brasil CineMundi – 12th Internacional Coproduction Meeting.

Neste ano, a temática central da mostra é “Cinema e Vigilância”, e propõe reflexões sobre os avanços tecnológicos de câmeras que permitem a captação de imagens em movimento tanto para produção artística, como para vigilância e escrutínio. Dentro dessa temática, serão exibidos trabalhos do coletivo britânico Forensic Architecture, que faz um uso subversivo de registros captados por satélites, câmeras de segurança, portáteis e smartphones para investigações profundas sobre assuntos de interesse mundial e humanitário.

Outro destaque da CineBH é a mostra “A Cidade em Movimento”, dedicada a filmes realizados na Grande-BH. Este ano, serão 20 produções que pensam a relação entre o sujeito e a coletividade na cidade. 

Acompanhe a programação completa no site AQUI

Domingo de Jazz na Modernos Eternos

O músico Marcos Rabello estreia um projeto especial com première neste domingo, 26, no restaurante O Concerto, que fica dentro da Modernos Eternos. Assinado por Gustavo e Sandra Penna, o ambiente encanta, literalmente do chão ao teto, que possui pinturas musicais, além de contar com um zepelin suspenso sobre o bar de drinks. A gastronomia tem curadoria do chef Leo Paixão. É uma viagem ao tempo e poderia estar em qualquer lugar do mundo, inclusive em Paris.

Por falar na Cidade Luz, o show Tributo a Didier Lockwood, homenagem ao famoso jazzista francês, é formado por um quinteto instrumental e acabou de sair do forno. A apresentação está marcada para às 14h, seguido da Orquestra Casa de Música de Ouro Branco. Imperdível!

  • Tributo a Didier Lockwood com Marcos Rabello
  • Domingo, 26 – das 14h as 15h30
  • Modernos Eternos – Praça João Pessoa, 200 – Funcionários (Colégio Arnaldo)
  • Ingressos e mais informações: AQUI

Teatro e um passeio lúdico por BH no Palladium

O livro “A estranha”, de Marcelo Xavier, propõe uma série de reflexões sobre a vida do autor na cadeira de rodas usa há seis anos devido à esclerose lateral amiotrófica (ELA-8). A obra foi o mote para o espetáculo teatral “O Jogo”, que fica em cartaz no Sesc Palladium até o dia 26 de setembro, sempre às 20h. Na peça, os atores Guilherme Théo e Oscar Capucho propõem um jogo interativo com um baralho de tarô, que cria situações desafiadoras e reveladoras para os personagens e também o público.

Lá no Palladium, aproveite para também conferir a intervenção “BH: Cidade Fantástica”, nos foyers do centro cultural. Organizada por Guilherme Pertence e Felipe Martins, a mostra apresenta a capital mineira a partir de uma vista lúdica, colorida e divertida. O ilustrador Paulo Marcelo Oz, transformou a cidade em um grande parque de diversões e o artista Raul Pixel criou um Jogo de Tabuleiro da Avenida Afonso Pena. Um grande alento para um período ainda tão difícil da nossa história!

  • Visite o Sesc Palladium 
  • Rua Rio de Janeiro, 1056, Centro
  • Para ingressos e mais informações, clique AQUI

Foto em destaque: Marcos Lauro

Confira outros textos da coluna BH Cosmopolita AQUI.