Programas de voluntariado no exterior

É importante conhecer as opções de países, programas e custos desta que é uma das melhores experiências da vida

Paula Starling | 26/11/2020

Oportunidade. Por que fazer um programa voluntário? Normalmente são dois perfis que procuram algum tipo de serviço voluntário. Aquele que quer se dedicar de corpo e alma a um determinado projeto, buscando crescimento pessoal, e com o interesse genuíno em ajudar o próximo, em contribuir para um mundo melhor. Ou aquele que quer enriquecer também o seu currículo, a sua formação profissional, já que várias empresas hoje olham com bons olhos esse tipo de experiência.

Independente do seu perfil, é importante conhecer as opções de países, de programas, custos envolvidos – sim, você vai fazer um trabalho voluntário, mas terá que arcar com custos como passagem aérea, acomodação e, em algumas vezes, até mesmo uma taxa de participação. Mas todos são unanimes em dizer que foi a melhor experiência da vida.

Não importa se no Brasil, na África do Sul, Namíbia, Índia ou em qualquer outro lugar do planeta. Se você quer unir o útil ao agradável, pode começar a pensar em fazer um programa desse, quem sabe, já para o início de 2021.

Sabia que a África do Sul, por exemplo, já abriu fronteiras para todos os países – com diretrizes específicas para a entrada – e os programas de voluntariado por lá estão com inscrições abertas? Veja alguns dos que são oferecidos:

Na categoria de Social Volunteering, são vários projetos diferentes onde você vai trabalhar com crianças, comunidades em situação vulnerável ou idosos. Você será colocado em orfanatos, creches, escolas, grupos diferentes que devotam parte do seu tempo e energia para fazer a diferença em uma comunidade. Os projetos são gerenciados por pessoas físicas ou organizações que acreditam que o futuro da nossa sociedade depende de trabalho coletivo.

Na categoria Conservation, você irá trabalhar diretamente com projetos ambientais em toda a África. São projetos de conservação da fauna e flora, em santuários de pássaros, reservas ambientais, centros de reabilitação de animais selvagens e até mesmo projetos no oceano! Você pode fazer a diferença na vida de animais afetados diretamente pela caça e destruição do seu habitat natural e poderá ajudar animais domésticos em um centro de resgate. Você tem que ser apaixonado pela vida selvagem da África e pela proteção do meio ambiente.

O Farm Stays é para aqueles que têm interesse em aprender mais sobre o dia a dia de uma fazenda de gado, como plantar e colher seu próprio alimento. Você irá aprender todas as habilidades necessárias nos processos de uma fazenda, aprendendo com fazendeiros de verdade e indivíduos que acreditam em um futuro sustentável e são dedicados ao cuidado com nosso planeta. As fazendas estão situadas em áreas remotas da África do Sul, um cenário de tirar o fôlego. O lugar perfeito para explorar e aprender.

A categoria Medical Volunteering é perfeita para quem pensa em estudar medicina ou alguma profissão na área de saúde e desenvolvimento de comunidades locais. Essa experiência vai te proporcionar uma amostra da vida de um médico ou enfermeira dedicados ao cuidado com o outro. Você pode ser voluntário em uma clínica na área rural da Namíbia ou participar deum programa de saúde pública na África do Sul. Não exige nenhuma experiência prévia.

São várias opções de projetos em todas essas categorias, com duração a partir de duas semanas em diferentes épocas do ano. Como pré-requisito para a maioria, você deverá ter no mínimo 18 anos, inglês intermediário alto (será avaliado por meio de uma entrevista e prova) e, logicamente, estar disposto a doar seu tempo, mas principalmente seu coração e empatia para transformar a vida de pessoas.

Quer mais informações? Entre em contato com a Intervip pelos números (31) 3221-8688 e (31) 98421-4804.