Produções on-line continuam em alta 

Eventos de moda, gastronomia e cultura agitam a capital mineira.

João Eugênio e Thiago Romano - BH Cosmopolita | 02/09/2021

Apesar do aumento do retorno de estabelecimentos e até mesmo alguns eventos presenciais, a opção de produções culturais on-line, muitas delas inclusive fomentadas pelos órgãos públicos, como a Belotur, estão super em alta. Em setembro, acontece uma programação diversa que pode ser acompanhada pelas redes sociais, como Instagram e Youtube, e que merecem a nossa atenção.

Selecionamos três eventos que você deve ficar de olho. Um de moda, um de gastronomia e um que passeia por diversos temas culturais da nossa BH Cosmopolita. Tem também o retorno de Paulo Ricardo aos palcos. Confira!

01 / Envelheço na cidade

Produzido pelo Duo Cultura, iniciativa dos jornalistas Helvécio Carlos e Mariana Peixoto, o projeto Envelheço na Cidade reúne, em cinco lives, entrevistas que contam grande parte da história cultural de Belo Horizonte. De 2 a 10 de setembro, você pode conferir pelo Youtube bate-papos com Toninho Horta, do Clube da Esquina, Rodrigo Pederneiras, do Grupo Corpo, Beatriz Apocalipse, do Giramundo, o cineasta Helvécio Raton, entre outros, responsável pelo filme do Menino Maluquinho, e Eduardo Moreira, do Grupo Galpão.

Além de falarem sobre seus projetos, essa turma de peso conta histórias relacionadas à Belo Horizonte e suas diversas regiões, resgatando memórias e discutindo sobre as mudanças da cidade ao longo do tempo. Para completar, o projeto também convidou guias turísticos que trazem curiosidades de cada região e o que elas oferecem ao belo-horizontino e ao turista que vem à capital mineira.

Acompanhe pelo instagram @duocultural

Datas: 2/9 (Toninho Horta), 4/9 (Rodrigo Pederneiras), 6/9 (Beatriz Apocalypse), 8/9 (Helvécio Raton) e 10/9 (Eduardo Moreira)

Transmissões sempre às 20h, pelo canal no Youtube (AQUI

FOTO: Jose Luiz Pederneiras

02 / Savassi Fashion Web

A Savassi é o bairro da capital mineira que pode ser considerado vitrine da cidade. Lá é possível encontrar tudo que faz de Belo Horizonte especial: moda, gastronomia e atrações turísticas/culturais. E é exatamente este tripé que o Savassi Fashion Web irá celebrar, promovendo e divulgando os empreendimentos criativos e atrativos turísticos do bairro. Na programação, webinário, talks, desfiles, cozinha show, oficina de upcycling e painel de discussão. A primeira edição será totalmente online, com estreia marcada para o dia 18 de setembro, no canal do Youtube.

O projeto é uma iniciativa da co-fundadora do movimento Savassi Criativa, Natalie Olifsson e pretende contribuir para a retomada econômica dos negócios no bairro e colocar o projeto no calendário de moda da cidade.

Acompanhe pelo instagram @bureaudemoda

Data: 18/9

Transmissão às 19h: (AQUI)

03 / Lugares por Beagá

Que tal um passeio gastronômico pelos restaurantes mais icônicos de Belo Horizonte? Essa é a proposta do Lugares por Beagá, idealizado por Marden Couto e Luana Bastos, do portal Turismo de Minas, que vai percorrer 13 estabelecimentos na cidade, contando suas histórias e dando dicas para quem é de fora e também para muitos moradores da capital mineira que ainda não conhecem todas essas opções clássicas.

As trajetórias dos pitorescos Tip Top (1929), Café Bahia (1937), Café Palhares (1938), Café Nice (1939), Mercearia Lili (1949), Maria das Tranças (1950), Bolão (1961), Cantina do Lucas (1962), Nono Rei do Caldo de Mocotó (1964) e Bar do Antônio (1964), além de Lalka (1925), Sorveteria São Domingos (1929) e Tradicional Limonada (1938) estão registradas em minidocumentários que têm muita coisa para contar, e também em um mapa gastronômico. Os vídeos são um chamariz para os turistas virem a BH, e o mapa será uma ferramenta para o dia a dia da viagem, auxiliando e guiando os visitantes até as deliciosas iguarias da cidade.

Para apresentar este tour, foram convidados o chef Edson Puiati e o casal Bernardo Cançado e Renata Urbano, à frente do instagram @oncevaibh. No lançamento, os apresentadores trazem o contexto histórico e gastronômico da cidade e do bairro na época de cada inauguração, lembrando o caminho das famílias à frente dos estabelecimentos, os pratos mais pedidos, os frequentadores assíduos e uma lista infinda de curiosidades. O lançamento do Lugares por Beagá acontece no dia 14 de setembro, pelo Youtube.

Informações pelo instagram @lugaresviagens

Data: 14/9

Transmissão pelo Youtube (AQUI)

04 / De volta aos palcos de BH

Dono do “Olhar 43” mais famoso do pop rock nacional, o músico Paulo Ricardo volta a BH para um show especial da sua turnê “Voz & Violão”, dia 25 de setembro às 21h, no Palácio das Artes. Para a retomada aos palcos, o artista resgatou sucessos de sua carreira e grandes clássicos da música brasileira em arranjos inéditos, acústicos e mais intimistas.

O repertório traz clássicos como “Rádio Pirata” em versões mais despojadas, cruas, que remetem aos shows do começo de carreira, quando a falta de experiência no palco era compensada pela energia e o clima de amizade próxima entre banda e plateia. Com sonoridade próxima do folk e do blues – ritmos precursores do rock’n’roll – o set list também traz novas roupagens para os hits “Dois”, “London, London”, “Flores Astrais”, sucesso do Secos & Molhados, e ainda a faixa “Eu Não Sei” com um feet especial com o músico Zeeba.

A noite promete transportar o público direto aos anos 80, para cantar junto e se emocionar. Os ingressos custam a partir de R$ 180, a inteira, e também há valores promocionais com um “Pacote Família & Amigos”. Vendas pela bilheteria do Palácio das Artes e no site Eventim.

Informações pelo instagram @fcs.palaciodasartes

Data: 25 de setembro, às 21h

Local: Palácio das Artes

Ingressos: www.eventim.com.br

Confira outros textos da coluna do BH Cosmopolita (AQUI)