Porsche prepara mais um esportivo de verdade para o Brasil

Novo 911 GT3 tem tecnologia dos carros de corrida e até opção de câmbio manual para quem deseja uma pilotagem mais “raiz”

Da Redação | 19/02/2021

Que os carros da Porsche são esportivos e velozes, todo mundo sabe – ou imagina. Mas alguns modelos podem ter desempenho ainda mais “bravo”, caso este modelo tenha bebido a água vinda da fonte das pistas. 

É o caso da sétima geração do 911 GT3 que a marca alemã anunciou para a Europa e com previsão de desembarque no Brasil no segundo semestre deste ano – apenas na versão com câmbio PDK. O preço e o início das vendas, contudo, serão informados em breve

No mercado europeu ele chega em maio e vai custar a partir de 167.518,00 euros (mais de R$ 1 milhão), incluindo IVA e itens específicos do país. 

Segundo a montadora, a tecnologia de corrida foi transferida para este 911. O layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e aerodinâmica sofisticada, com asa traseira de pescoço de cisne e difusor marcante, originam-se do carro de corrida GT 911 RSR.

Já o motor boxer de seis cilindros, de quatro litros, de 510 cv de potência é baseado na transmissão do 911 GT3 R, experimentada e testada em corridas de resistência. O motor de alta rotação também é usado praticamente inalterado no novo 911 GT3 Cup. 

Com uma velocidade máxima de 320 km/h (318 km/h com câmbio PDK), ele acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos.  A transmissão pode ser manual de seis velocidades, para que o motorista tenha uma experiência de condução “raiz”.

A sua aerodinâmica se beneficia das experiências obtidas em corridas automobilísticas e gera maior downforce.  Os elementos de asa e difusor ajustados manualmente aumentam a pressão aerodinâmica para altas velocidades em curvas. 

A carroceria deste 911 é mais larga e as rodas são maiores, mas o peso do novo GT3 está no mesmo nível do seu antecessor. Com câmbio manual, pesa 1.418 quilos, com câmbio PDK, 1.435 quilos.

O capô dianteiro é feito de plástico reforçado com fibra de carbono. Os vidros são mais leves. O modelo vem com discos de freio otimizados e rodas de liga leve forjadas para garantir o controle do peso. 

Seu sistema de escapamento leve reduz o peso em pelo menos 10 quilos. Ajuda neste desempenho impressionante também as válvulas de escape ajustadas eletronicamente.

O cockpit do GT3 possui novos recursos. Com o toque de apenas um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central, que chega a 10.000 rotações, são reduzidos a informações como indicador de pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do tanque de combustível e temperatura da água. Eles são essenciais ao dirigir no circuito. 

Outro item presente é um assistente de mudança de marcha visual com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-giros e uma luz de mudança derivada do Motorsport.

FOTOS / Divulgação JC / Porsche

Mais Notícias