Planejar uma viagem pode ser bom para a saúde mental

Em tempos de pandemia, as viagens temáticas ganham ainda mais força focando no equilíbrio entre o corpo e a alma

Da Redação | 28/01/2021

Em situações como a que estamos vivendo durante a pandemia, medo do desconhecido e isolamento social são fatores que podem abalar a saúde mental, causando estresse, ansiedade e em alguns casos depressão.

A psicóloga Claudia Hallgren afirma que, em 2020, vivemos um momento diferente de incertezas e dúvidas. Porém, agora, após quase um ano de isolamento social, nossa mente já está se apropriando desse novo momento emocional.

“Em março nossa vida parou e isso gerou muita angústia e ansiedade, mas agora, nós já conseguimos mensurar os perigos e amenizar os efeitos que isso pode causar na saúde mental”, comenta.

Emoções

Para Claudia, uma das maneiras para amenizar os efeitos é filtrar as informações que recebemos diariamente, sejam elas informativas ou posts em redes sociais.

“É importante que não neguemos o fato de estarmos em uma pandemia mundial, mas é importante selecionar o tipo de informação e a forma como a consumimos. Somos humanos e não temos um controle, ficamos obcecados por um assunto e isso faz com que nossa mente fique desequilibrada”, afirma.

A psicóloga pontua a necessidade se compreender a diferença entre o distanciamento social e o distanciamento físico. “Como diz o poeta inglês John Donne, nenhum homem é uma ilha. O distanciamento social e suas consequências geram um grande estresse e maior liberação de cortisol, pois precisamos uns dos outros para criar uma evolução psíquica. Por isso, precisamos utilizar de todos os artifícios que temos para mantermos contato.”

Viagens

Em 2019, uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management associou o planejamento e o momento pré-viagem à felicidade. Outro estudo, feito pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, concluiu que o bem-estar de pessoas que têm uma viagem planejada é maior do que o das que não possuem.

“Nosso cérebro reage muito bem a qualquer planejamento e esse ato faz bem para nossa mente e, consequentemente, nosso corpo. É como se tivéssemos uma página em branco com muitas possibilidades. A sensação de ter controle, meta e objetivo faz com que possamos nos sentir muito bem”, comenta Claudia.

“O planejamento de um curso, comprar um carro ou uma viagem, tudo isso vai gerar uma sensação de muito prazer”, complementa. Quando o evento é planejado e seguro, viver a preparação pode ser uma ótima alternativa até contra o aumento dos níveis de estresse”, completa a psicóloga. 

Foto: Pixabay

Mais Notícias