Out & About

Por: Tatiana Andrade e Izabella Figueiredo

Tatiana Andrade | 05/10/2021

Marcas aderem ao upcycling 

Collabs provam que a reutilização é a maior tendência do momento

Certas marcas – de luxo ou não – são constantemente criticadas por queimar milhões em estoque para proteger sua exclusividade e valor. A boa notícia é que algumas delas já tentam combater o desperdício usando sobras de tecido “morto” e outras sobras que, de outra forma, seriam destinadas ao descarte. 

Isla e Ammis, por exemplo, firmaram uma parceria inteligente: O objetivo da collab é confeccionar bolsas com selo de qualidade Isla a partir de materiais nobres resgatados do acervo Ammis. O resultado foram clutches de mão, tote bags e outros modelos em tecidos nobres como couro e tweed. “Encontramos sinergia no discurso sustentável. É incrível ver nossos materiais de antigas coleções ganhando vida em peças tão únicas, mantendo a essência das marcas”, contou a diretora criativa da Ammis, Ana Laura Penido. 

Outra collab para ficar de olho é das paulistanas Insecta Shoes + Ida. Com uma sincronia perfeita de sustentabilidade e inovação, as marcas de calçado e vestuário têm a sustentabilidade no DNA. Usando como fonte de tecido sobras descartadas da Ida, as parceiras criaram a Arete, uma sandália vegana, cujo modelo conta com faixas que abraçam as pernas. Ao todo são três versões do descolado modelo: anarruga, listrada e jacquard floral em materiais como algodão, viscose e PET reciclados. 

A importância dessas colaborações é que cada item lançado tem uma história e reforça uma nova cultura de valor no lugar do desperdício, já que o objetivo é desconstruir materiais recuperados e torná-los prontos para reinterpretação.  

Ciao Milano! Marca mineira Libertees desfila na capital mundial da moda

Na sua quinta edição, a Semana Brasileira de Eco Fashion aconteceu pela primeira vez em Milão com a chancela da semana de moda italiana, a Milan Fashion Week. O evento, na última semana de setembro, marcou o importante retorno dos desfiles físicos. A mineira Libertees – que vem construindo uma bela história com mão de obra de mulheres em privação de liberdade, criando oportunidade de ressignificação na vida delas – desfilou em meio aos jardins do Orto di Brera sua coleção “O Café e Suas Flores”. Apresentou peças em alfaiataria com shapes assimétricos e fluidos com presença de bordados e estampas e destaque para as peças em seda orgânica estampadas com obras da artista e fotógrafa Lu Matosinhos.

Novo brilho (mas cheio de expertise)

As irmãs Duda e Carol Recoder, que carregam no DNA a expertise da joalheria, inauguram novo espaço onde apresentam sua curadoria especial de joias tanto para ocasiões especiais quanto para uso diário. Batizada de Parpar (borboleta em hebraico), a marca lançada no último ano oferece peças contemporâneas e sofisticadas para todos os estilos e idades. 

Denise Valadares na Casacor

Moda e arquitetura sempre tiveram uma relação estreita, então não é surpresa que um desfile de moda amplifique o significado de um evento de arquitetura e design. Estilistas usam espaços icônicos para criar uma justaposição com as roupas, provando que às vezes o maior depoimento pode ser feito sem palavras. Na última terça-feira, 28, foi a vez dos jardins da CasaCor receberem “Vista-se de Arte”, coleção de verão da talentosa Denise Valadares. Na passarela, Denise apresentou sua moda delicada com peças feitas em tecidos naturais; repletos de rendas, bordados, crochês com destaque para as candy colors.