O Trabalho das ONGs

O desafio e as problemáticas sociais que enfrentamos hoje realmente são enormes mas esses agentes de transformação não são como os que retrocedem.

Daniel Gonzalez | 16/11/2020

Sem dúvidas o ano que estamos vivendo tem sido um ano bastante desafiador para todos nós, mas onde existem desafios, existem também oportunidades. 

O terceiro setor, isso é, as organizações sem fins lucrativos que existem justamente para promover o bem estar social, tem realizado um trabalho incrível ao longo deste ano conturbado.

Muitas delas tiveram suas atividades interrompidas, e passaram pelo desafio de se reinventarem neste período de pandemia. Muitas outras tiveram suas atividades estendidas, ou seja, aumentaram o trabalho para prestar um serviço ainda melhor a comunidade. 

No HubSocial, primeira aceleradora de impacto social de MG criado em 2017, temos visto exatamente isso ao longo deste ano. Organizações se reinventando e trabalhando para encontrarem formas ainda mais eficientes para atender as mais diversas demandas das comunidades onde elas estão inseridas. São elas, as organizações sociais, responsáveis na grande maioria das vezes pela distribuição de cestas básicas dentro das comunidades, pela distribuição de marmitas e cobertores pelas ruas da nossa cidade, pelo atendimento psicológico às famílias em situação de vulnerabilidade social, pelo acolhimento dos nossos idosos, pela educação das nossas crianças, e muitas outras atividades. Tudo isso enquanto, como organização social, ainda passam pelo desafio financeiro de manterem as atividades acontecendo, e com as contas em dia. Algumas das principais formas de mobilização de recursos para o terceiro setor foram extremamente prejudicadas ao longo do ano com a pandemia, como por exemplo os eventos e os bazares promovidos por diversas organizações. 

O desafio e as problemáticas sociais que enfrentamos hoje realmente são enormes mas esses agentes de transformação não são como os que retrocedem. 

Os líderes das organizações sociais e suas respectivas equipes têm feito um trabalho belíssimo, digno do nosso reconhecimento e do nosso aplauso, em meio a um ano de tantos desafios mas que também trouxe para o setor social a oportunidade de um trabalho em rede, de inovar, de adaptar, e de agir diante aos desafios que temos enfrentado. É justamente isso que as organizações sociais tem feito. Inovado na forma de atender o seu público alvo, inovando na forma de levar auxílio e amparo aos mais necessitados, e inovando na forma de mobilizar recursos para manter as atividades funcionando. 

Nós, por outro lado, podemos contribuir com esse trabalho que vem sendo realizado pelo setor social. Através do nosso tempo, nossos recursos, relacionamentos, para que juntos possamos combater os desafios sociais da nossa cidade. Se você conhece algum trabalho social, procure por formas de se envolver, e contribuir. Se você não conhece, acesse plataformas como a do HubSocial e/ou CidadeDoBem para conhecer dezenas de projetos sociais que têm trabalhado incansavelmente em prol da transformação social. 

Esse é o momento de nos unirmos para construirmos juntos um país mais justo, mais humano, e mais solidário, e gerando cada vez mais impacto social. 

Mais Notícias