O sagrado feminino e os óleos essenciais

Neste mês de março, dedicado a homenagear nós, mulheres, reflito o quanto ser mulher hoje em dia é tão maravilhoso, quanto complexo.

Pollyanne Lessa Boczar | 15/03/2021

Maravilhoso porque muitas vieram antes de nós, abrindo portas para que hoje tivéssemos a liberdade de sermos mulheres na essência. Complexo porque assumimos múltiplos papéis, e exercê-los com a maestria que desejamos requer, além de talento e dedicação, muita sabedoria e equilíbrio emocional, nem sempre fáceis de serem alcançados.

O sagrado feminino é um movimento de despertar, cura e conexão de mulheres, que através do apoio mútuo, resgatam a autoestima e confiança, derrubam crenças limitantes e libertam amarras. É sem dúvida um movimento de se ver, através do outro. De unir-se, para fortalecer. E os óleos essenciais podem ser grandes aliados nesse processo de autoconhecimento e amor próprio.

Os óleos essenciais são substâncias aromáticas concentradas, extraídos de diversas partes de plantas que, por sua composição química, podem ter efeito terapêutico, trazendo bem-estar físico e emocional. 

Embora os óleos essenciais não sejam classificados por gênero, alguns são considerados femininos. Têm em comum o fato de serem extraídos de flores, o que garante um aroma floral marcante. Cada um deles com propriedades físico-químicas específicas, e todos grandes aliados no resgate do sagrado feminino. São eles: gerânio, salvia esclarea, lavanda, camomila romana, rosa e ylang ylang. 

Eu, pessoalmente, vivencio muitos benefícios desde que introduzi os óleos essenciais no meu dia a dia, e, mais do que isto, percebi quantas portas se abriram a partir de então, me levando mais e mais para este processo de busca pelo autoconhecimento e amor próprio. O resgate com a natureza que começamos ao iniciarmos nossa caminhada no universo dos óleos essenciais é só o começo. 

Um exemplo disso, é o processo de 21 dias de desintoxicação anti-ama, baseada na medicina Ayurveda que finalizo esta semana. Uma experiência incrível que trouxe muito mais do que desintoxicação física e emagrecimento visível, mas principalmente emocional, e da qual os óleos foram meus grandes aliados. Mas isto já é assunto para uma próxima coluna. 

Quer saber mais sobre os óleos essenciais, me siga no Instagram @pollylessa.