O que fazer quando o bebê morde sua mama?

Paula Vereza | 29/09/2021

É muito frequente uma mãe me procurar dizendo que o bebê cresceu e que esta mordendo a mama com frequência. A dor é terrível, o momento de amamentar se torna tenso, mas porque ele começa a morder a mama da mãe?

Existem várias situações em que ele pode fazer isso, como por exemplo, ele estar tentando manter encaixado, acoplado e não conseguir e fica escorregando. Esta pode ser uma hipótese, e se você deve observar se é isso. A sugestão é apoiar o pescocinho do bebê para que ele se sinta seguro sem a sensação que vai sair do peito da mãe a qualquer hora.

Quando os dentinhos do bebê começam a nascer, ele pode morder sua mama querendo aliviar a coceira que ele sente. Se você notar que é isso, você pode oferecer antes das mamadas o mordedor para que ele alivie antes e não durante a mamada.

Com o passar dos meses, a visão do bebê se torna cada vez melhor e ele começa a interagir e distrair com tudo que acontece. Você pode estar amamentando e passa uma pessoa e ele morde ou puxa sua mama para ver. Tudo nesta fase é distração. Então nestes momento deve amamentar em um local tranquilo, sem distração ou pessoas passando.

O bebê pode também simplesmente estar te pedindo atenção nele enquanto ele amamenta. Isso acontece com frequência quando esta amamentando e conversando com alguém, vendo tv ou mexendo no celular. É como que um pedido: mãe, olha pra mim, presta atenção em mim!

Um erro que vejo com frequência é a mãe xingar o bebê e dar muita atenção a mordida. Se você briga e xinga, alem do bebê ficar triste ele pode pensar: assim eu tenho atenção da minha mãe. É muito melhor ao invés de xingar enquanto ele morde, dar os parabéns e atenção enquanto amamenta quando nao esta ocorrendo nada de errado.

Ele pode estar também te falando: mãe, diminuiu o fluxo de leite! Então observe a mamada, veja quando ele estiver começando a ficar irritado, troca de mama. Assim ele recebe mais fluxo de leite!

E por fim, o bebê que morde no final da mamada, pode estar dizendo para a mãe que ele não esta mais querendo mamar, que ele esta satisfeito, mas ao invés de largar o peito ele morde. É mole?

E a ultima dica: sempre observe o bebê. Ele sempre dá indícios porque esta mordendo. Prever e antecipar a mordida sempre é a melhor opção.