O maior evento de artesanato da América Latina

EM SUA 32a edição, a Feira nacional de Artesanato tem como tema Rotas do Brasil e reúne mais de 600 estandes, com o trabalho de quase 1.500 expositores de várias partes do País.

João Eugênio e Thiago Romano - BH Cosmopolita | 03/12/2021

De fato, a feira é um festival de cultura, de sotaques, de cores, de folclore e de produtos. Tem roupas e acessórios, artigos de decoração, brinquedos, arte, produtos de gastronomia, e muito mais. Tudo de excelente qualidade, todos os preços e direto de quem faz.

Bem como fala a realizadora Tânia Machado: é o único evento em que você pode dizer “vou dar uma passadinha no Rio Grande do Sul, depois te encontro no Acre, e, então, vamos tomar um café em Minas Gerais”. Ela conta que esta edição terá a presença de todos os 26 estados brasileiros e mais o Distrito Federal, além boa gastronomia, espaço indígena, oficinas, exposições etc.

“Uma atração muito especial será um seminário onde mestres artesãos de todo País irão demonstrar a feitura de seus produtos, enquanto contam suas histórias e tradições para os presentes. Serão momentos de muita riqueza cultural”, conta.

Leonardo Bueno

Outra grande presença confirmada é do artista Leonardo Bueno. Natural de Maria da Fé, no Sul de Minas, ele começou como artesão na Feira de 2004, e, desde então, cresceu tanto que expõe seus trabalhos em galerias de arte de todo o mundo. “Há anos que eu não participava da Feira, porque meu caminho tomou outra proporção e eu trabalho muito mais com compradores internacionais. Então, quando recebi o convite de participar fiquei muito feliz, porque foi nessa feira que eu nasci para a arte. Poder reviver toda aquela história, contar minha trajetória, inspirar outros artesãos será muito especial”, afirma. E completa que vai levar seu conceito “A Leveza do Bruto” por meio de peças de linhas orgânicas, que exploram a elegância e solidez da madeira, e que já estiveram em salões em Paris, Londres, Frankfurt, Bratislava, Milão, Viena e Praga. Boa chance de garantir uma peça especial para sua coleção.

Além das compras, a Feira Nacional de Artesanato vai contar com atrações culturais que vão desde cortejos do Grupo Aruanda, do Clã de Sambadeiras de Minas Gerais e da Guarda de Congo Treze de Maio, até shows de forró com o Trio Gandaiêro, rock com a banda Laranja Mecânica, sertanejo com Danni Oliveira, e muito mais.

A gastronomia também se faz presente na Feira Nacional de Artesanato, que conta com estandes de comidas regionais dos quatro cantos do Brasil, bares e neste ano, o espaço Butiquim, onde a turma promete se reunir para o happy hour.

Saiba mais:  32ª Feira Nacional de Artesanato;7 a 12 de dezembro, no Expominas; os ingressos estão à venda no Sympla. Para mais informações, acesse www.feiranacionaldeartesanato.com.br ou o instagram @feiranacionaldeartesanato

Fotos: Divulgação CC / FNA