Novo scooter da BMW tem a mesma tecnologia dos automóveis

Módulo de bateria de íon-lítio e componentes para controlar alta tensão são compartilhados dos recém-lançados iX e i4.

Da Redação | 30/07/2021

Apresentado mundialmente, o novo scooter elétrico da BMW Motorrad, o braço do segmento as duas rodas da montadora alemão, recebeu tecnologia usadas também nos automóveis como parte do seu processo de desenvolvimento. O CE04 tem design futurístico e combina as funções de transporte e comunicação.

O modelo é equipado com motor de 31kW (42cv) de potência máxima e mostra dados de desempenho importantes: faz de 0 a 50 km/h, o que a BMW chama de “partida de semáforo” de 2,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 120 km/h.

Segundo o fabricante, o scooter tem uma ampla capacidade de célula de bateria de 60,6Ah (8,9kWh), que proporciona um alcance de cerca de 130 quilômetros. A versão com potência reduzida consegue 100 quilômetros. 

Um dos itens também adotados nos automóveis da marca é o módulo de bateria de íon-lítio fabricado com energia verde, como nos recém-apresentados iX e i4. Componentes para controlar o sistema de bateria de alta tensão também derivam do setor de automóveis de passageiros. 

A montadora explica que o resfriamento ideal da bateria de alta tensão foi um dos principais desafios tecnológicos. É que era necessário evitar temperaturas excessivamente baixas devido ao fato de resultar em um enorme aumento na resistência interna das células, reduzindo assim a potência. Em contrapartida, altas temperaturas devem ser evitadas, pois isso teria um impacto negativo na vida útil da alimentação elétrico. 

No 04 esse processo é feito por um sistema de refrigeração a ar. O calor é dissipado da bateria de alta tensão por meio de uma placa de resfriamento com aletas dispostas longitudinalmente na parte inferior do veículo.

Os destaques adicionais do BMW CE 04 incluem outros componentes Entre eles: tempos de carregamento curtos e tecnologia de carregamento baseada em sistemas automotivos; maior estabilidade de condução graças ao controle de deslizamento por meio de ASC (Controle Automático de Estabilidade). DTC (Controle Dinâmico de Tração) está disponível como uma opção; três modos de condução padrão “ECO”, “Chuva” e “Estrada” para uso diário eficiente. Modo de pilotagem “dinâmico” para maior prazer de pilotagem disponível como opção; e suspensão direcionalmente estável com quadro principal tubular de uma peça.

A montadora alemã ressalta ainda a presença de sistema de travagem potente com ABS. ABS Pro com capacidade de banco opcional; tela colorida TFT de 10,25 polegadas com navegação integrada e ampla conectividade; unidades de iluminação LED padrão em toda a volta. Farol adaptativo Pro opcional; compartimentos de arrumação laterais e frontais. O compartimento do capacete lateral agora pode ser acessado enquanto você estiver sentado, além do compartimento de carregamento de celular com ventilação ativa e porta de carregamento USB-C.

Fotos: Divulgação JC / BMW