Novembro Azul: Centro Oftalmológico de Minas Gerais chama atenção para o mês mundial de combate ao Diabetes

Além das campanhas de prevenção ao câncer de próstata, novembro também é conhecido como o mês da conscientização e prevenção ao diabetes. Uma doença que causa diversas complicações à saúde que pode levar até a cegueira.

Da Redação | 01/11/2021

Descuidar dos níveis de glicose no sangue, esquecendo-se da medicação, da restrição ao açúcar e de exercícios físicos, pode trazer, a longo prazo prejuízos também à visão. De acordo com Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 40% das pessoas que sofrem com o Diabetes desenvolveram alterações oftalmológicas. O mês de novembro e especialmente no dia 14 (Dia Mundial do Diabetes) foi escolhido para ampliar a consciência global e chamar atenção sobre seus agravos na saúde da população.

Entre os sintomas mais comum do diabetes, sem controle, no que se refere aos olhos está a visão embaçada. Isso ocorre por causa do excesso de glicose no sangue provocando um inchaço do cristalino e diminuindo a capacidade de foco.

Um grave problema na visão que também pode decorrer principalmente em função do descontrole do diabetes, é a Retinopatia Diabética, doença que afeta seriamente a retina. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina. A Retinopatia Diabética é uma complicação microvascular mais comum do diabetes, sendo a principal causa de cegueira em adultos.

O Dr. Gustavo Heringer, presidente do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, ressalta a importância de todo portador de diabetes incluir em sua rotina de cuidados o acompanhamento periódico junto ao oftalmologista. O oftalmologista destaca que: “quando o problema é detectado precocemente, as chances de controlar a doença são maiores, mas infelizmente muitas pessoas por falta de conhecimento, acabam buscando o acompanhamento tarde demais”.

Neste mês de novembro, o Centro Oftalmológico de Minas Gerais promove uma campanha de conscientização ao diabetes e convida toda a sociedade para apoiar a causa. Participe!

Saiba mais: www.centrooftalmologicomg.com.br