Nova Lima recebe Selo “Cidade Amiga do Audiovisual” nesta terça

Governo de Minas Gerais anuncia projeto de políticas de fomento para o setor

Da Redação | 21/12/2021

Nesta terça-feira, 21, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), lança o selo “Cidade Amiga do Audiovisual”, projeto da Minas Film Commission para fomentar o setor audiovisual mineiro.

O lançamento ocorre em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em evento que irá contar com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, do presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis, do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Leonardo Costa, além de outras autoridades e representantes do setor audiovisual.

O selo “Cidade Amiga do Audiovisual” pretende incentivar os municípios a desenvolverem práticas que facilitem e atraiam produções audiovisuais nas suas localidades, estimulando o turismo e transformando o estado em cenário de enredos. A iniciativa coloca Minas Gerais em uma vitrine, transportando, pela telona, as cidades mineiras para o grande público no Brasil e no mundo. A ação faz parte da Minas Film Commission (MFC), projeto que foi retomado pelo governo do Estado no início do ano e que passou a ser gerido pela EMC. No lançamento também será aberto o cadastramento para municípios interessados em integrar a Minas Film Commission. A inserção das cidades vai facilitar o diálogo do mercado audiovisual com o poder público e permitir o acesso a práticas, estratégias e ferramentas, como o selo (município, cadastre-se aqui).

Essa será a primeira etapa de um processo de certificação das cidades para que se qualifiquem como locações atrativas para produtores audiovisuais e para que recebam o selo. Nova Lima é a primeira cidade a aderir ao projeto. Além do crescimento da área, a visibilidade dos municípios qualificados vai gerar impacto na economia, permitindo a geração de emprego, o incentivo ao turismo, a exposição do comércio e a agregação de valor ao patrimônio local.

O lançamento acontece na Casa Aristides, em Nova Lima, nesta terça (21/12), às 18h, e é aberto à imprensa. A diretora de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Flávia Moreira, está à disposição para entrevista. Para agendar, entre contato (31) 3254-3000 ou (31) 3254-3431. A Empresa Mineira de Comunicação é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e integra a Rádio Inconfidência e a Rede Minas.

Serviço:

  • Lançamento selo “Cidade Amiga do Audiovisual”
  • Data: terça, 21/12, às 18h
  • Local: Casa Aristides, rua Coronel Aristides, 55, Centro. Nova Lima
  • Sugestão de entrevista: Presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis; diretora de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Flávia Moreira Informações de imprensa: (31) 3254-3000 ou (31) 3254-3431

Foto: Divulgação EMC