Nova Lima assina decreto de liberdade econômica para atrair investimentos da Bravo Motor

Empresa norte-americana vai produzir, na região do Alphaville, carros elétricos e baterias para o mercado interno e externo.

Luís Otávio Pires | 25/05/2021

Bravo Motor

A fábrica da norte-americana Bravo Motor, que irá produzir carros elétricos e baterias, será na região do Alphaville, em Nova Lima. O decreto municipal de liberdade econômica, que prevê benefícios de incentivo, foi assinado nesta terça-feira, 25, pelo prefeito da cidade, Marcelo Dieguez, durante solenidade na sede da Fundação Dom Cabral.

A empreitada deve gerar cerca de 10 mil empregos no Estado sob o investimento de R$ 25 bilhões. O início das obras do novo parque industrial está previsto para o quarto trimestre de 2021, enquanto o começo da produção deve ocorrer a partir do primeiro trimestre de 2023.

Participaram do evento, o CEO da empresa, Eduardo Munhoz, o vice-governador de Minas, Paulo Brant (representando o governador Romeu Zema), o deputado federal Fred Costa, entre outras autoridades.

Incentivos

No decreto, a prefeitura de Nova Lima se compromete a dar incentivos diversos, como a isenção de IPTU durante a construção e instalação da fábrica, em média 5 anos; redução de ISS (Imposto Sobre Serviço) de 0% a 5% por 10 anos; e isenção total de ITB (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

“Também vamos oferecer redução da parte que cabe ao município do PIVA para os carros elétricos, uma maneira de incentivar o uso deste tipo de veículo em nossa cidade”, salientou o prefeito Marcelo Dieguez.

Outra vantagem municipal para o projeto da fábrica é a construção, e anexo, de uma escola pública de ensino técnico e tecnológicos, a fim de capacitar futuros colaboradores nova-limenses da Bravo Motor. A instituição também terá verba de emenda parlamentar, solicitada por Fred Costa.

A unidade industrial localiza-se em um terreno, também doado pela prefeitura, na região da Lagoa dos Ingleses. O projeto urbanístico terá parceria da incorporadora CSul Desenvolvimento Urbano, formada por diversas empresas dos ramos imobiliário e financeiro, que é dona da área remanescente do condomínio Alphaville.

A Bravo Motors, com sede em Los Angeles, na Califórnia (EUA), pretende produzir três tipos de veículos elétricos em Nova Lima. Todos eles voltados para o transporte compartilhado, tais como táxi, vans e ônibus. Também está prevista a construção de uma fábrica de baterias, cuja produção vai abastecer o mercado interno e de exportação.

Foto: Reprodução Youtube

Leia outra matéria sobre o acordo da Bravo Motor AQUI

Mais Notícias