• junho 17, 2024
  • 3 minutos

UFMG e outras universidades mineiras são destaque em ranking da ONU

UFMG e outras universidades mineiras são destaque em ranking da ONU

Ao todo, foram avaliadas 2.152 instituições de 125 países

UFMG D
UFMG e outras universidades mineiras são destaque em ranking da ONU (Foto: Foca Lisboa/UFMG)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é destaque em ranking internacional que avalia as instituições de ensino superior ao redor do mundo em relação à sua atuação nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) também aparecem na lista.

A sexta edição do documento, divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), destaca o combate à fome, saúde, trabalho digno e promoção da paz como áreas em que as instituições estão engajadas.

“Estas instituições não só se destacam em áreas individuais, mas também demonstram excelência abrangente na contribuição para o desenvolvimento sustentável global. Ao destacarem-se numa variedade de ODS, estas universidades demonstram o seu compromisso em enfrentar os desafios mais prementes do mundo, incluindo a sustentabilidade ambiental, a inclusão social, o crescimento económico e as parcerias”, aponta o site Times Higher Education.

Leia mais: 

Uísque criado para homenagear a Rainha Elisabeth II chega ao Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A UFMG foi destaque em três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo eles: boa saúde e bem-estar, trabalho digno e crescimento econômico, parcerias para os objetivos, paz, justiça e instituições fortes.

Essa é a primeira vez que a UFMG aparece no ranking, registrando a posição 401-600, com nota 75,4 (em 100), o que a coloca entre as 25% melhores universidades do mundo. Foram avaliadas 2.152 instituições de 125 países.

Leia mais:

Hobby ajuda a preservar a memória ferroviária do Brasil

A UFV foi destaque em quatro tópicos: energia limpa e acessível, fome zero, água potável e saneamento e parcerias para os objetivos. Já a UFJF, aparece nas categorias de boa saúde e bem-estar, parcerias para os objetivos, indústria, inovação e infraestrutura e erradicação da pobreza. A UFU foi destaque em quatro tópicos: boa saúde e bem-estar, indústria, inovação e infraestrutura, erradicação da pobreza e parcerias para os objetivos.