• junho 25, 2024
  • 4 minutos

Conjuntivite: saiba sintomas e como evitar

Conjuntivite: saiba sintomas e como evitar

A conjuntivite é uma irritação ou inflamação da conjuntiva, que recobre a parte branca do olho e pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral; nesta época do ano é preciso redobrar os cuidados

 

 

olhos
Nesta época do ano, as doenças oculares são comuns assim como a conjuntivite: saiba como tratar (Foto: Freepik)

 

 

A baixa umidade do ar e a queda brusca de temperatura características desse período do ano podem favorecer o surgimento de desconfortos e doenças oculares, como olho seco (disfunção lacrimal) e conjuntivites.

 

 

Leia mais:

Coluna Direito: Planejamento Tributário

 

 

 

“Pacientes com olho seco tendem a sentir uma piora nessa época do ano. A disfunção interfere na produção e na qualidade das lágrimas, causando ressecamento da superfície do olho, da córnea e conjuntiva. Os sintomas mais comuns são fadiga visual ao trabalhar em frente às telas, olhos vermelhos e irritados, coceiras constantes, sensibilidade à luz, ressecamento ao acordar, visão embaçada e dificuldade para uso de lentes de contato gelatinosas. A condição facilita a contração de inflamações oculares, por isso é fundamental usar lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada, prescritos pelo oftalmologista”, orienta Mylene Matsuhara, oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais, membro da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal.

 

 

As conjuntivites são mais recorrentes nessa época do ano porque, segundo a Dra. Mylene Matsuhara, as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, sem ventilação, ficam mais expostas a alérgenos, como pólen e ácaros de roupas e cobertas guardadas no armário.

 

Três tipos de conjuntivite

 

A médica explica que existem três tipos de conjuntivite, sendo que as virais e bacterianas são contagiosas e nesse caso os cuidados devem ser redobrados, já que nesta época do ano as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados.

 

 

“As conjuntivites alérgicas não são contagiosas, mas os cuidados devem ser mantidos: lave as roupas e cobertores que ficaram muito tempo guardados antes de usá-los e evite coçar os olhos. Já as conjuntivites virais e bacterianas são contagiosas, então redobre os cuidados, lave sempre as mãos antes de levá-las ao rosto, procure ficar em ambientes com boa ventilação, jamais compartilhe toalhas, maquiagem e colírios”, indica a especialista.

 

A médica frisa que em caso de qualquer desconforto é necessário se consultar com um oftalmologista, ou buscar um atendimento de urgência em centros de oftalmologia para receber o tratamento adequado.

 

 

Então, atenção a estes sintomas:

  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Lacrimejamento dos olhos;
  • Também podem ocorrer secreções ou crostas ao redor dos olhos;
  • É importante parar de usar lentes de contato enquanto estiver afetado pela conjuntivite.

 

 

Leia mais

Empreendedorismo: Minas registra cerca de 40 mil novas empresas