• maio 28, 2024
  • 5 minutos

Arraial Dona Lucinha terá sua 1ª edição dia 6 de junho

Arraial Dona Lucinha terá sua 1ª edição dia 6 de junho

Marcada para 6 de junho, a primeira edição do evento trará exposição artística, shows ao vivo e um buffet de pratos típicos mineiros

 

Chef Marcinha Nunes Crédito Fernanda Neves
A Chef Marcinha Nunes está no comando do primeiro Arraial Dona Lucinha no próximo dia 6 de junho (Foto: Fernanda Neves)

 

 

Um dos restaurantes mais tradicionais da cozinha mineira, o Dona Lucinha promoverá pela primeira vez um arraiá junino, com delícias típicas desta temporada. A estreia do Arraial da Dona Lucinha será no dia 6 de junho, abrindo a temporada das festas juninas, em esquema open food.

 

 

 

Leia mais:

Serra da Canastra terá Rota Turística

 

 

 

Além dos comes e bebes assinados pela chef Marcinha Nunes, o evento contará com apresentações musicais ao vivo e uma mostra de estandartes de santos juninos assinada pelo artista mineiro Marcelo Brant.

 

 

“Preparamos uma diversidade de pratos que vai agradar a todos os paladares. Teremos um cardápio especial para o Arraial, incluindo pão de queijo com carne de lata, mingau de milho verde, caldos diversos, pastel de angu, tropeirinho, vaca atolada, cocada, rapadura, pé de moleque, broa de fubá de canjica, bolo de fubá, caipirinha de rapadura, canjica temperada, quentão, cervejas e, claro, a famosa cachaça Dona Lucinha. Tudo feito com muito carinho e seguindo as receitas tradicionais da nossa família. Será um verdadeiro banquete de sabores típicos de Minas”, destaca Márcia Nunes, filha de Dona Lucinha, responsável por manter seu legado na gastronomia.

 

 

Para tornar o cenário da festa ainda mais marcante, o artista plástico Marcelo Brant, de Diamantina, foi convidado para expor suas obras em homenagem aos Santos Juninos.

 

“Serão exibidos 15 estandartes artísticos que promovem a cultura popular mineira. Na oportunidade, serão leiloados três estandartes selecionados especialmente pelo artista, onde parte da verba arrecadada será destinada à Casa Acolhida Padre Eustáquio”, revela Márcia.

Marcelo Brant já expôs suas obras nas Casas dos Jardins e Moema, em São Paulo. “Chego com os Santos e formas da época, o que acredito ser raiz, o que na verdade vivo em minha obra 24 horas por dia. Arte e Fé. Espero que o leilão traga bons frutos, porque de boas energias e carinho estão repletos em cada estandarte”, celebra o artista.

 

A exposição de estandartes ficará disponível para visitação no restaurante durante o horário de funcionamento da casa, até 10 de julho, e todos estarão à venda durante o período da mostra. O evento contará também com uma programação especial, incluindo recitais performáticos de Laene Freire e Paulinho Ferreira. Além disso, o Trio Petronilho, grupo de forró pé de serra, promete agitar a festa com muita energia e tradição, trazendo um pouco da alegria de Luiz Gonzaga e outros artistas que valorizam a tradição nordestina.

 

 

“Estamos muito animados com o nosso primeiro Arraial da Dona Lucinha. Será uma oportunidade única para celebrar a cultura mineira e as festas juninas em grande estilo. Nossa expectativa é de criar um ambiente acolhedor e festivo, onde todos possam desfrutar das tradições que tanto amamos. O primeiro de muitos”, comemora Marcinha, como é carinhosamente conhecida pelos amigos e frequentadores da casa.

 

 

Dona Lucinha: um legado de tradição e sabor

 

Fundado em 1990 no bairro São Pedro, em Belo Horizonte, o Restaurante Dona Lucinha é um verdadeiro ícone da culinária mineira. Dedicado a preservar o gosto e a cultura alimentar dos tempos coloniais de Minas Gerais, o restaurante oferece um ambiente acolhedor e pratos deliciosos que refletem a rica herança gastronômica do estado.

 

Dona Lucinha, a idealizadora do restaurante, foi uma das maiores representantes da cozinha raiz de Minas Gerais. Faleceu aos 86 anos em abril de 2019, deixando um legado que continua a ser celebrado por sua filha, Márcia Nunes. “O cardápio foi elaborado a partir de uma cuidadosa pesquisa da cultura alimentar de nossa gente. Nossa cozinha espelha o período de sua formação, o ciclo do ouro e dos diamantes”, explica Márcia. Com o uso de técnicas e ingredientes afro-indígenas e portugueses, a culinária do restaurante é única.
o amor.

 

 

Onde ir:

Arraial Dona Lucinha

Dia 6 de junho

Ingressos: R$ 220

As vagas são limitadas,é recomendável fazer a reserva com antecedência: (31) 2127 0788 ou (31) 997640808.

 

 

 

Leia mais:

Nova Lima assume a liderança na alfabetização em Minas Gerais