Na defesa pela vida

Lucas Gonzalez | 13/12/2021

Essa legislatura tem sido marcada pela defesa da vida. Já aprovamos duas leis importantíssimas que tratam do tema. A lei nº 13.968/2019, que tipifica o crime de instigação à automutilação e a lei nº 13.819/2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Mas ainda há muito a ser feito. 

Articulei, junto a outros colegas deputados, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) voltado especificamente ao estudo do suicídio entre jovens brasileiros. Nossa missão é entender as causas e, por conseguinte, as lacunas legislativas sobre o tema. 

A partir desse aparato, reformularemos toda a legislação nacional sobre o suicídio e automutilação. Atualmente, tramitam na Câmara dos Deputados 25 propostas legislativas, dentre: proposta de emenda à constituição, projeto de lei, projeto de lei complementar, projeto de decreto legislativo e projeto de resolução. 

Os trabalhos começaram em setembro e, até então, já realizamos sete reuniões.

Em Minas Gerais, promovemos o I Simpósio Estadual de Valorização da Vida. A Ministra Damares Alves, convidada especial, compartilhou os desafios que o país enfrenta em relação ao suicídio de jovens e crianças. Ela destacou, ainda, a importância do envolvimento da família e da sociedade civil na luta pela vida. 

Não posso deixar de mencionar também a III Edição do Simpósio Nacional de Prevenção ao Suicídio, que já se tornou tradição na Câmara dos Deputados. Tivemos as ilustres presenças da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; da Secretária Mayra Pinheiro – do Ministério da Saúde; do Secretário de Saúde de Minas Gerais – Fábio Baccheretti; da Secretária Nacional da Família – Ângela Gandra, dos meus amigos Lucinho Barreto e Nelson Jr. Tivemos ainda a participação de especialistas internacionalmente conhecidos pela luta em favor da vida. Separamos a tarde do dia 9 de setembro para discutir o tema – pequenas ações podem salvar vidas. Participaram conosco, virtualmente, centenas de brasileiros engajados e comprometidos com a vida e com a esperança. 

Para o nosso estimado leitor, deixo a reflexão: É verdade que muitas vezes enfrentamos dias, semanas ou mesmo fases em que as coisas parecem não caminhar bem. É verdade que, em tempos de nuvens pesadas, não é simples ou fácil encontrar a luz do sol. No entanto, reflita e acredite: haverá uma solução para o seu problema. Haverá um recurso para você superar a sua dor.

Mesmo nos mais complexos desafios, e ainda que muitas portas se fechem no trajeto, a persistência poderá nos levar a um trajeto de superação e descobertas. Identifique o seu melhor e acredite em você. Não há problema que, com esforço, suor, fé e persistência, não possa ser superado. Você vai conseguir e você vai celebrar a sua vitória. Aceite a sua realidade de lutas. Visualize a sua missão e lembre-se: um passo de cada vez, ainda que nem sempre o movimento seja para frente. É natural encontrarmos derrotas no caminho; a vida não é feita apenas de dias de glórias, e é normal que assim seja.

Quando pensar em sua vida, entenda que por mais ruínas que tenham sido acumuladas ao olhar para trás, o horizonte pela frente será sempre uma folha em branco. E é justamente nessa página que você poderá redigir um caminho diferente, com novas perspectivas e possibilidades. Tenha fé em Deus e dê a si mesmo, quantas chances precisar, pois ainda que a luta seja árdua, o sabor permanente da vida pode ser doce, leve, sutil e eterno. 

Não se esqueça: pequenas ações do seu dia, como um abraço, um sorriso ou uma escuta sincera podem marcar a história de alguém em profundo sofrimento. Envolva-se.

Deputado Federal Lucas Gonzalez (NOVO/MG)