Mural Templuz recebe “Carinho sem Muros”, de Ligia Fascioni

Brasileira radicada na capital alemã transforma passado sombrio do muro de Berlim em delicadeza e beleza.

Da Redação | 06/05/2021

O Mural Templuz, que já é parte do cenário urbano belorizontino há 10 anos, abriga a obra da ilustradora Ligia Fascioni, “Carinho sem Muros”, que dá um novo sentido ao passado duro e cinzento do muro de Berlim, localizado no Mauer Park, distrito de Prenzlauerberg.

Desse histórico pedaço de concreto, cheio de camadas sobrepostas e descascadas de grafite, formaram-se mosaicos únicos, ricos em cores e texturas, que foram fotografados pela artista e servem de fundo para o seu desenho, uma combinação de recortes e colagens digitais. 

A figura que o público irá contemplar no Mural Templuz traz uma moça beijando carinhosamente outra. “Como as duas são quase idênticas, pode-se interpretar como uma mulher beijando a si mesma (amor-próprio); mas também podem ser duas irmãs, amigas ou namoradas. O importante é o carinho e o ato de transformar algo horrível e brutal em algo belo e gentil”, descreve a autora.

A sutileza e beleza de sua obra ganham ainda mais peso nesse momento tão desafiador, como lembra Ligia: “Nessa pandemia, a arte é o que nos traz de volta à civilização, ao autoconhecimento, à comunhão com o semelhante, ao deslumbramento, à contemplação. A arte é o que nos permite sobreviver com um mínimo de sanidade nesses momentos tão difíceis”. 

Além da capital alemã, onde Ligia Fascioni reside há 10 anos, as mulheres são sua principal inspiração: berlinenses, brasileiras, sobretudo, as mineiras. “Belo Horizonte mora no meu coração. Apesar de ser de Florianópolis, desde que vim para a Alemanha, minha base no Brasil tem sido a capital mineira”, exprime.

A ilustradora revela que se sente honrada em levar seu trabalho para o Mural Templuz, projeto consagrado que nasceu há 10 anos e já recebeu mais de 120 obras. “O Mural Templuz é um projeto incrível. É um privilégio poder contribuir com o visual dessa cidade que já é tão linda e cheia de artistas talentosíssimos”, declara Ligia Fascioni.

Serviço:

  • Carinho sem Muros no Mural Templuz
  • Endereço: Templuz Iluminação (Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1150, Sion – Belo Horizonte/ MG)

Fotos: Divulgação

Mais Notícias