Momento de superação

Avanço da vacinação, acordo da Vale, TRF6, metrô de BH e Minas mais segura: o ano também teve de boas notícias.

Luís Otávio Pires | 10/12/2021

Em março de 2020 o mundo parou. A pandemia nos deixou de cabeça para baixo. Mas chegou a hora da retomada. Com o avanço da vacinação e o controle parcial da Covid-19 – apesar das variantes – a vida tem retornado ao normal, mesmo que seja “o novo”. O comércio tem mostrado reação, os eventos voltaram a serem organizados e a economia busca seus caminhos para crescer.

Em 2021, tivemos, sim, algumas alegrias. Chegou o momento da superação. Por isso, selecionamos algumas mais próximas da gente. E que venha 2022, com mais boas notícias.

01 / Êxito na vacinação

Minas Gerais atingiu uma marca importante na campanha de vacinação contra a covid-19 em novembro. O Estado ultrapassou a taxa de mais de 70% do público-alvo, ou seja, a população acima de 12 anos, completamente vacinada com as duas doses ou dose única. Além disso, 90% desse grupo tomou, ao menos, a primeira dose do imunizante.

Foto: Divulgação CC / Agência Minas

02 / BH como exemplo

O desempenho de Belo Horizonte na pandemia virou destaque em estudo internacional divulgado em setembro. O Imperial College London comparou o controle da doença em 14 capitais brasileiras e demonstrou que fatores como os investimentos nos recursos de saúde, otimização da atenção à saúde e a preparação adequada para o enfrentamento à pandemia foram essenciais para o desempenho da capital mineira no enfrentamento à doença.

Foto: Divulgação CC / PBH

03 / Acordo da Vale

Foi muito esperado. Mas felizmente em julho saiu o acordo judicial entre o Governo de Minas Gerais e a Vale, homologado pela Justiça (MP, DP e TJ), no valor total de R$ 37,68 bilhões. O dinheiro vai ser loteado e repassado a todas a prefeituras do Estado, com destaque para Brumadinho, onde ocorreu o acidente em 2019, além de ser usado nas área da saúde, meio ambiente, segurança, educação e até na mobilidade, como na construção do Rodoanel da Grande BH.

Foto: Cristiano Machado

04 / Finalmente o TRF6 em MG

Finalmente será criado o Tribunal Regional Federal da 6ª Região para atender exclusivamente aos processos de Minas Gerais, após o presidente Jair Bolsonaro sancionar o projeto de lei 5.919/2019. A sede do TRF-6 deve ficar onde funciona, atualmente, a Justiça Federal em Minas Gerais, no bairro Santo Agostinho, e não deve gerar despesas extras ao Judiciário, sendo composto por parte da estrutura que hoje integra o TRF-1, em Brasília. Serão aproveitados os atuais servidores públicos lotados na Seção Judiciária de Minas Gerais.

Foto: Valter Campanato /Agência Brasil

05 / Ampliação do metrô sai do papel

O Governo Federal e o Governo de Minais Gerais deram um importante passo em relação ao financiamento de R$ 3,2 bilhões para a ampliação da linha 1 e construção da linha 2. A finalização dos estudos de viabilidade do projeto e as audiências públicas já estão no fim e a o leilão para as empresas que vão fazer as obras acontece no primeiro trimestre de 2022. A linha 1 do metrô será ampliada até a região do Nova Contagem. Já a linha 2 será nova e pretende ligar o bairro Calafate, região Oeste de BH, à região do Barreiro.

Foto: Divulgação CC / MInfra

06 / O mais seguro do País

Minas Gerais é o Estado mais seguro do País em 2021, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A base de informações tem, por finalidade, subsidiar a implementação de políticas públicas em segurança e defesa social.  O resultado é fruto de um trabalho integrado das Forças de Segurança, segundo o governador Romeu Zema.

Foto: Cláudio Luiz