Modesto Araujo assume a presidência da Abrafarma

Principal executivo da Drogaria Araujo comanda agora a Associação Brasileira de Redes de Farmácias de Drogarias, composta pelas empresas que detêm 45% do mercado de medicamentos do País.

Da Redação | 21/05/2021

A presidência do conselho da Associação Brasileira de Redes de Farmácias de Drogarias (Abrafarma), que congrega as 26 principais redes de drogarias do Brasil, passa a ser exercida por Modesto Araujo Neto, presidente da Drogaria Araujo. Fundada em 1991, a Abrafarma conta com mais de 8,3 mil farmácias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam 45% das vendas de medicamento no País. 

O novo presidente assume o compromisso de apoiar o crescimento e o desenvolvimento do varejo farmacêutico brasileiro. 

“É uma honra assumir esse desafio no momento em que a Abrafarma completa 30 anos e que o varejo farmacêutico realçou seu protagonismo na defesa do acesso à saúde, por meio de uma capilaridade nacional, uso intensivo de tecnologia e um mix diversificado de produtos e serviços. Destaco a atuação das redes no enfrentamento à pandemia, no qual no último ano foram aplicados mais de 6 milhões de testes rápidos da Covid-19, além da aplicação de vacinas contra a gripe e suporte às prefeituras de vários municípios do Brasil, com a vacinação contra a Covid-19. Com apoio de todo competente time que integra a Abrafarma, liderado pelo presidente executivo, Sérgio Mena Barreto, que neste ano, completa 21 anos na entidade, estamos retomando o papel histórico das farmácias voltado à atenção primária à saúde”, avalia o novo presidente.

Modesto é o presidente da Drogaria Araujo, empresa fundada pelo seu avó em 1906. Desde que Modesto começou a atuar na organização em 1984, a Drogaria Araujo deu o impressionante salto de apenas 9 lojas, para encerrar o ano de 2021 com 300 unidades e um faturamento de 3 bilhões de reais. 

Uma das iniciativas revolucionárias da empresa foi a criação do modelo drugstore (loja de conveniência), a primeira drogaria Drive Thru no Brasil, e pioneira também no e-commerce, o que permite hoje a empresa alcançar 15% de suas vendas por meio dos canais digitais. É com esse espírito inovador que Modesto pretende conduzir a Abrafarma.

Foto: Juliano Arantes

Mais Notícias