Mission R é a visão de futuro para carros esportivos da Porsche

Totalmente elétrico e rebaixado, protótipo possui dois motores que, juntos, fornecem mais de 1.000 cv de potência

Da Redação | 10/09/2021

Uma combinação de tecnologias de ponta e materiais sustentáveis com a paixão por corridas. Assim se define o Mission R, protótipo que a Porsche apresenta durante o IAA Mobility. O evento substitui o tradicional Salão do Automóvel de Frankfurt, mas acontece em Munique até o próximo dia 12 de setembro.

O carro de competição é totalmente elétrico e rebaixado, com linhas características dos esportivos da marca. Possui dois motores elétricos, recém-desenvolvidos e incorporados no Porsche Mission R, que fornecem até 800 kW (1.088 CV) no chamado modo de qualificação. A capacidade da bateria de cerca de 80 kWh e o sistema de recuperação tornam possível as corridas de velocidade sem perda de potência.

O carro com tração total acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 300 km/h. Na pista de corrida, este elétrico atinge o mesmo desempenho de tempo de volta do atual Porsche 911 GT3 Cup, por causa dos novos motores elétricos e células de bateria, todos equipados com um sistema direto de arrefecimento de óleo.

O protótipo produz uma potência constante 680 cv no modo de corrida. A chamada redução de potência, ou seja, a redução da potência de saída da bateria devido às condições térmicas, foi eliminada. Um motor elétrico com até 435 cv alimenta o eixo dianteiro, enquanto um máximo de 653 cv é distribuído para a parte traseira. 

Para carregar a bateria em até 80% bastam 15 minutos. O carregamento pode ocorrer com até 340 kW. O Mission R também apresenta uma melhoria do Porsche Active Aerodynamics (PAA) com Drag Reduction System (DRS) na seção frontal e no aerofólio traseiro. É composto por três persianas em cada uma das duas entradas de ar laterais na seção frontal, e também por um aerofólio traseiro ajustável de duas seções.

O design interior prioriza o motorista. Há um display posicionado entre os controles do volante que mostra dados relevantes durante a corrida. O monitor acima da coluna de direção exibe as imagens das câmeras dos retrovisores laterais e da câmera do espelho retrovisor central. Existe ainda um display touch à direita do banco que pode ser usado para acessar os dados biométricos do motorista. 

FOTOS / Divulgação JC / Porsche