Minas estreia com vitória na semifinal da Superliga Masculina de vôlei

Equipe de BH supera por 3 sets a 0 o Itapetininga, grande surpresa da temporada 2020/2021.

Da Redação | 07/04/2021

Minas x Itapetinga

O Minas estreou com vitória nos playoffs semifinais da Superliga Masculina de Vôlei 2020/2021 sobre o Itapetininga. A partida, disputada nesta quarta-feira, 7, terminou 3 a 0 para os mineiros com parciais de 25/21, 25/21 e 25/21.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, 10, às 19h, e, se vencer, o Minas garante a vaga na briga pelo título da principal competição nacional. Os jogos da semifinal são realizados no Centro de Desenvolvimento do Voleibol (CDV), em Saquarema, com transmissão do Sportv 2.

O ponteiro Honorato foi eleito o melhor em quadra e levou o Troféu Viva Vôlei. “Essa foi uma estratégia que o Nery (técnico) conversou com a gente. Falou que o fundamento em que a gente poderia se destacar e ganhar o jogo era no saque”, contou.

Para o jogador, o time fez o dever de casa, apostando nos saques forçados e precisos. “Fomos bem também no contra-ataque, defendendo muitas bolas, e tudo isso ajudou para o resultado do jogo”, afirmou.

O foco total do Minas é no segundo jogo para tentar voltar a disputar uma final de Superliga, campeonato em que o clube já conquistou quatro títulos. Em caso de vitória do Itapetininga nessa segunda partida a série ficará empatada e as equipes se enfrentarão no terceiro e decisivo jogo, no dia 12, às 19h.

Início disputado

O início da partida em Saquarema foi bem disputado e as equipes trocaram pontos. No ace de Escobar, o Minas conseguiu abrir pequena vantagem (12 a 9). Com o marcador apontando 17 a 13 para o time minastenista, o técnico Pedro Uehara parou o jogo, mas sem sucesso.

Na volta, a equipe mineira ampliou a vantagem. O Itapetininga tentou reagir, mas, com uma bola de segunda de Wiliam e com ace de Matheus Pinta, o Minas manteve a vantagem e fechou o set em 25 a 21.

O Itapetininga voltou melhor para o segundo set e abriu o placar. O time paulista ainda contou com erros do Minas para se manter à frente. A equipe minastenista empatou a partida após ace de Gustavão (11 a 11).

Na sequência, a equipe de São Paulo chegou a liderar novamente, mas seguido de perto pelo time de Nery Tambeiro. Na reta final, a equipe de BH teve bom aproveitamento no saque e no ataque, passou à frente, e venceu mais um set por 25 a 21.

Equilíbrio

O terceiro set voltou a ficar equilibrado no início, mas também com erros de saque dos dois lados. Ao longo da parcial, a recepção do Minas funcionou e o time trabalhou bem as viradas de bola, assumindo a liderança do placar.

Os paulistas tentaram a reação, mas a equipe minastenista estava determinada a buscar a vitória. Com tranquilidade, o Minas seguiu pontuando no ataque e com o controle da partida. Nery ainda promoveu a entrada do jovem Arthur Bento, de 16 anos, que marcou dois pontos seguidos de bloqueio.

No erro de saque de Johan, do Itapetininga, a equipe mineira fechou novamente o set em 25 a 21, vencendo por 3 a 0.

Ficha técnica

  • MINAS: William, Escobar, Honorato, Lazo, Gustavão, Matheus Pinta e Maique. Entraram: Gustavo Orlando e Arthur Bento. Técnico: Nery Tambeiro.
  • ITAPETININGA: Carísio, Renan Buiatti, Adriano, Guiga, Johan, Thales e Rogerinho (líbero). Entraram: Winck, Gui, Raphael e Felipinho. Técnico: Pedro Uehara.
  • ÁRBITROS: Rogério Espicalsky (ES) e Ângela Grass (RS).

Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Confira outras matérias sobre a Superliga de Vôlei aqui.

Mais Notícias