Lâmpadas: como escolher para cada ambiente

Além da eficiência energética, temperatura de cor da luz influencia na função do cômodo.

Da Redação | 14/07/2021

Escolher a iluminação adequada pode transformar os ambientes da casa e trazer benefícios além dos aspectos estéticos. De acordo com a coordenadora de iluminação do Grupo Loja Elétrica, Lorena Mattos, a luz ideal é aquela que consome menos energia, é funcional e transmite sensações de acordo com a finalidade de cada cômodo.

Atualmente, a maioria das fontes de luz é em LED, uma tecnologia mais avançada, de menor potência e baixo consumo de energia elétrica, se comparada aos sistemas mais antigos de lâmpadas halógenas, incandescentes e de descarga. Lorena Mattos explica quais são os principais tipos de lâmpadas disponíveis no mercado:

– As lâmpadas bulbo substituem as incandescentes, e são indicadas para iluminação geral dos ambientes;

– O modelo tuboled substitui as fluorescentes, também é empregado para iluminação geral dos ambientes;

– As lâmpadas dicroicas servem para iluminação de destaque para pé direito de até 4 metros;

– As opções PAR 30, 38 e AR 111 podem ser usadas para pé direito acima de 4 metros;

– As lâmpadas G9 são mais utilizadas em arandelas, lustres e luminária de mesa.

Para a especialista, a melhor estratégia para acertar na escolha é considerar a eficiência energética e temperatura de cor e utilização do espaço. “Normalmente, em quartos e ambientes de estar são usadas lâmpadas ou luminárias integradas com LED na cor mais quente (3000 K) – uma luz amarela – que traz mais aconchego. Nesses ambientes, podemos trabalhar com luz difusa para uma iluminação geral, e luzes de destaque em quadros, objetos de arte ou pontos de interesse (aparador, mesa de centro, por exemplo). Outra forma de trazer conforto visual e sensação de relaxamento pode ser por meio de abajures e luminárias de piso”, ensina Lorena Mattos.

Em áreas frias, como cozinhas e banheiros, a dica da coordenadora é optar pela luz branca com temperatura de cor 4000 K. “Vale lembrar que muitas pessoas estão em home office, então esse tipo de luz é a ideal, pois ajuda a manter o foco e a produtividade”, elucida.  

Fotos: Freepik

Confira outras notícias (AQUI)

Mais Notícias