Intervip Carreiras

Em meio à pandemia, cresce a demanda de pessoas interessadas em trabalhar ou começar uma vida nova em outro país

Paula Starling | 25/03/2021

Em tempos de pandemia em um país como o nosso, onde os próprios governantes não conseguem chegar a um “acordo” ou equilíbrio entre saúde e economia, cresce a demanda por programas de trabalho ou até mesmo pessoas interessadas em começar uma vida nova em outro país.

O Canadá continua como destino número 1 para programas educacionais entre os brasileiros e a boa notícia é que o governo canadense espera atrair mais de 1,2 milhão de imigrantes até 2023. A demanda por certas profissões é enorme e, por ser um país formado essencialmente por imigrantes, o povo canadense é um dos mais acolhedores do mundo. Quem sabe não está aqui a sua grande oportunidade?

Uma opção bastante interessante é aplicar para um “college”. Para nós, brasileiros, ainda é um pouco complicado entender as diferenças entre uma “universidade” e um “college”, pois a grande maioria dos brasileiros, ao terminar o ensino médio, ingressam em uma universidade. E no Brasil, ter um diploma de uma universidade ainda é um facilitador para se conseguir uma oportunidade de emprego – diploma esse que levará, no mínimo, 4 anos. 

Em países como o Canadá, para aqueles que terminam o ensino médio e gostariam de ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível, o College pode ser uma excelente opção. Os programas no College podem durar de 1 a 2 anos e são bem mais focados na prática do que na teoria (como na maioria das universidades). 

Os colleges públicos (que não são gratuitos) estão em sintonia com os governos locais e a diversidade de cursos oferecidos será sempre de acordo com a demanda daquela cidade/região. Ou seja, o College quer ajudar o estudante a ingressar no mercado de trabalho daquela cidade/região oferecendo o que há de mais atual e necessário. 

Os programas chamados de “Diploma” normalmente têm duração de 2 anos e são inúmeras as opções, dependendo sempre da região, mas existem os mais comuns na área de “business”, marketing, até produção de filme, manutenção de aeronaves e inúmeros na área de saúde, turismo e hospitalidade. 

Para o estudante internacional, o interessante é que, além de uma formação prática de primeira linha, ele terá a permissão de trabalho para 20 horas/semana durante o seu curso e, ao final, ele poderá aplicar para a PGWP – “permissão de trabalho após graduação” –, desde que tenha um trabalho na área do curso – de até 3 anos. Já pensou a experiência que você poderá ter?

Uma outra grande vantagem de um College é o custo. Ele pode ser até 40% menor do que uma universidade. Portanto, para aqueles que o “budget” é importante, o College pode ser uma excelente opção também. Um outro ponto interessante é que os créditos que você receber durante o seu programa no College podem ser transferidos para uma universidade (existem algumas regras para isso, mas é possível) e, com isso, caso você queira ter um diploma de bacharel de alguma universidade no Canadá, poderá aplicar para transferência de créditos. 

Mas, se você já tem um diploma universitário no Brasil, mas mesmo assim gostaria de uma experiência internacional, os \colleges também oferecem programas de “pós-graduação” em diversas áreas e que também são focados em aulas práticas com excelente empregabilidade. 

Talvez você esteja pensando em mudar totalmente de área? Quem sabe? Essa pode ser a sua oportunidade. Entre em contato com a gente para saber mais detalhes (31) 98421-4804 ou acesse @intervipintercambios.

Mais Notícias