Instituto Mano Down cria projeto de futebol inclusivo

Inciativa busca fomentar a prática da modalidade esportiva entre pessoas com e sem deficiência.

Da Redação | 19/11/2021

O Instituto Mano Down lança no próximo dia 20, às 13h, o projeto Futebol Inclusivo Mano Down, durante evento no Centro de Futebol Cartola, no bairro Buritis. A inciativa busca fomentar a prática do futebol entre pessoas com e sem deficiência para promover o desenvolvimento e a inclusão.

Outro objetivo do projeto é criar o primeiro time de futebol inclusivo, com pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais de Minas Gerais.

O evento de lançamento terá a presença de grandes craques. Entre eles o técnico da Seleção Brasileira de Futsal Down e Dirigente da CBDI, Cleiton Monteiro; o fundador da equipe Ponte Preta S21; Maurício Carvalho, além de jogadores de futebol, representantes de instituições esportivas e sociais.

O Mano Down surgiu a partir do amor de Leonardo Gontijo por seu irmão caçula, o Eduardo – também conhecido como Dudu do Cavaco; músico com síndrome de Down. A história começou em 2011, quando Léo publicou o livro “Mano Down – Relatos de um irmão apaixonado” e, partir daí iniciou uma trajetória para dar visibilidade e criar oportunidades para que as pessoas com a síndrome possam ser incluídas na sociedade e reconhecidas por suas capacidades.

O projeto, que inicialmente era voltado para socialização das pessoas com a característica, agregou famílias e cresceu. Em pouco tempo, Léo e Dudu passaram a rodar pelo Brasil para levar sua história através de palestras musicadas.

Hoje centenas de famílias são atendidas pelo instituto e milhares de pessoas impactadas, direta ou indiretamente, pelas ações do Mano Down.

Para conhecer o projeto do Ecossistema de Inclusão e Inovação Social do Instituto Mano Down, acesse: www.manodown.com.br/ecossistema-da-inclusao

FOTO / Divulgação JC / Mano Down