Importante: PBH amplia vacinação para idosos entre 86 e 88 anos

80 postos da capital mineira estarão abertos neste sábado, 13 de fevereiro, para aplicar doses para 20 mil pessoas nesta faixa etária.

Da Redação | 11/02/2021

Vacinação de idosos entre 86 e 88

A Prefeitura de Belo Horizonte acaba de anunciar que 80 postos da capital estarão abertos neste sábado, 13 de fevereiro, para vacinar pessoas com 86 a 88 anos.

No caso dos idosos acima de 89 anos que fizeram cadastro nada muda: eles poderão ser vacinados em casa e funcionários da saúde municipal irão entrar em contado para agendar a imunização.

Segundo o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, a antecipação só foi possível porque a PBH recebeu um lote extra de 40 mil doses da Coronavac, que vai garantir a aplicação das duas doses em 20 mil pessoas dessa faixa etária.

Comprovação

Machado avisa que os idosos só serão vacinados mediante comprovação de residência e da idade, através de um documento de identificação. Isso porque apenas moradores de Belo Horizonte terão direito.

Veja o horário de funcionamento dos postos de saúde e a sugestão de imunização da PBH. Confira aqui a lista dos locais que estarão abertos:

  • 9 às 12h – idosos entre 86 e 87 anos
  • 12h às 15 – idosos de 88 anos

A previsão da Prefeitura de Belo Horizonte é que todo esse grupo acima de 86 anos esteja imunizado até dia 19 de fevereiro.

Até abril

Em todo o Estado de Minas Gerais a previsão é que maior parte da população idosa (acima de 60 anos) esteja vacinada até abril. A expectativa é do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. “Se tudo correr bem, em março e abril, já teremos todas as doses para esses grupos prioritários”, acredita.

Segundo ele, os primeiros efeitos da vacinação poderão ser percebidos na redução no número de internações em UTI decorrentes de complicações da Covid-19.

“Esperamos, do ponto de vista de ocupação da terapia intensiva, que é marcador do Minas Consciente. Na medida em que tivermos grupos prioritários (acima de 60 anos vacinados já com a segunda dose), imunizados, podemos sim ter uma redução na taxa de ocupação”, observa.

Foto: Pixabay

Leia outras matérias sobre vacinação aqui.

Mais Notícias