IBGE mostra Minas Gerais em primeiro lugar em crescimento do turismo

Ceará e Distrito Federal completam o pódio do estudo sobre o melhor desempenho nacional no segmento.

Da Redação | 27/08/2021

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que as atividades turísticas em Minas Gerais têm registrado sólido crescimento nos últimos meses. O estudo coloca o Estado com o melhor desempenho nacional no Índice de Atividades Turísticas (Iatur). 

Entre maio e junho deste ano, MG apresentou crescimento de 19,7% nas atividades do setor. O índice é o maior entre todas as Unidades da Federação e, também, acima da média nacional, que teve crescimento de 11,9% no período. 

Em segundo e terceiro lugares no Iatur são o Ceará, com 16,7%, e o Distrito Federal, que acumulou 14,4% das atividades turísticas. 

Minas Gerais também apresentou o melhor resultado em relação ao valor arrecadado no mesmo período. As atividades turísticas em terras mineiras tiveram crescimento de 26% entre maio e junho, superior aos resultados de outras UFs, como Santa Catarina (12,1%) e Bahia (11,4%) e também ao resultado nacional, que foi de 6,2%. 

Ações de estímulo ao turismo, como o Reviva Turismo do governo estadual estão relacionadas ao crescimento, acredita a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). O programa foi desenhado com base em quatro eixos principais, que são biossegurança, estruturação, capacitação e promoção do destino Minas Gerais. Todos eles estão sendo trabalhados de forma integrada.

O Iatur é obtido por meio do agrupamento de classes agregadas (compostas por atividades econômicas dentro da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE). São elas: agências de viagens e operadoras turísticas; alojamento e alimentação; locação de automóveis sem condutor; serviços culturais, desportivos, de recreação e lazer; e transportes turísticos. 

Fotos: Pedro Vilela