IAB promove debate sobre os desafios da arquitetura e urbanismo

Até o dia 30 de outubro, arquitetos e urbanistas abordam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; programação ao vivo pode ser acompanhada no canal do Circuito Urbano no Youtube

Da Redação | 22/10/2020

Sempre em outubro, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições se concentrem em debater sobre como tornar a vida nas áreas urbanas melhor para todas e todos. No intitulado “Outubro Urbano”, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) abraçou a iniciativa Circuito Urbano 2020, do ONU-Habitat, e realiza a série de debates “Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: desafios em tempos de pandemia”.

Os eventos foram organizados pelo Grupo de Trabalho da Agenda 2030, da Comissão de Política Urbana do IAB em parceria com o Cities Alliance e o Observatório Metropolitano ODS (METRODS), com o objetivo de divulgar os resultados do processo de seleção de projetos e planos para o “Guia IAB para a Agenda 2030” e debater a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Leia também: RKM investe R$48 milhões em novo empreendimento sustentável no Vale do Sereno

Até o dia  30 de outubro, renomados especialistas da área da arquitetura e do urbanismo debatem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de forma remota e gratuita. Os interessados podem acompanhar toda a programação ao vivo, pelo canal do  Circuito Urbano no Youtube, sempre a partir das 18h30. 

“Faltam 10 anos para chegarmos em 2030. A Agenda dos ODS é vista como um norte para um mundo melhor. E pensar o futuro do planeta é pensar o futuro das cidades e de tudo aquilo que nos afeta enquanto sociedade. A pauta climática está forte e o tema dos efeitos da pandemia é onipresente em nosso cotidiano”, afirma a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 da Comissão de Política Urbana do IAB.

Segunda ela, há um longo caminho à frente, mas o que não faltam aos debatedores são projetos factíveis e entusiasmo para os dias de hoje. “São várias lives com grandes debatedores. O público pode acompanhar o que de melhor está sendo pensado e realizado atualmente no que se refere a cidades”, explica.

Evento da IAB

De acordo com a organização do IAB, depois de um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”.

A série de eventos “Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: desafios em tempos de pandemia” vai reunir cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS – para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema. 

Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs. A coordenação da seleção ficou a cargo do arquiteto Cid Blanco Jr., representante do IAB na Comissão de Acompanhamento dos ODS da União Internacional de Arquitetos (UIA).

Mais Notícias