Hospital da Baleia: designer de interiores cria projeto focado no bem-estar emocional de pacientes

Da Redação | 02/09/2021

Uma novidade deve deixar o Hospital da Baleia ainda mais aconchegante nos próximos dias. É que a  designer de interiores para a área da saúde e fisioterapeuta geriátrica, Cristina Atheniense desenvolveu um projeto para lá de especial, a “Varandinha”. 

A iniciativa é criar um espaço hospitalar com elementos estimulantes para idosos e pacientes em cuidados paliativos, com o objetivo de proporcionar o bem-estar emocional dos durante a recuperação.

Cristina tem se especializado cada vez mais em adaptações residenciais para a terceira idade. Ou seja, que priorizem acessibilidade, projetos na área da saúde e atendimento domiciliar.

Vale dizer que Cris é pioneira em neuroarquitetura para a terceira idade em Minas Gerais. Isso significa que, para a profissional, é de extrema importância aplicar a neurociência na arquitetura e assim buscar entender o comportamento cerebral diante do ambiente construído, com foco no ser humano.

Projeto Varandinha 

Ao lado de parceiros, como trabalho: Adecolor, Bel Lar, Casa e Tinta/Suvinil, Knauf, L’Idea, Mobília Soluções, Smart, Templuz e Total Acessibilidade, o Projeto Varandinha apresenta detalhes cuidadosamente pensados. Entre eles estão : gotas projetadas nas portas, remetendo à natureza; iluminação baseada no ciclo circadiano, que acompanha a intensidade da luz do sol, fazendo com que os hormônios sejam produzidos de forma assertiva, influenciando no relógio biológico do paciente. 

Outro ponto interessante foram os materiais escolhidos para dar formas, texturas e cores, tudo partindo do princípio da biofilia. Caso do painel de fractal, as formas geométricas que repetem padrões em escalas menores encontradas na natureza.

Hospital da Baleia

Instituída há 76 anos para combater os males da tuberculose, a Fundação Benjamin Guimarães é uma instituição filantrópica mantenedora do Hospital da Baleia, uma referência estadual de excelência em saúde. Qualificado como Hospital de Ensino pelo MEC, o Baleia é um hospital geral que oferece 30 especialidades médicas e 95% do seu atendimento é voltado ao SUS.