Hipismo: mineiro Vítor Alves zera circuito e fatura etapa de estreia do DTC Tour 2021

Competição é disputada pelos principais conjuntos de cavaleiros e cavalos do País no Doda Training Center, em Itatiba (SP).

Da Redação | 15/12/2021

Vítor Alves

O mineiro Vítor Alves Teixeira venceu a principal prova do primeiro dia do DTC Tour 2021, disputada nesta terça-feira, 14, no Doda Training Center, em Itatiba (SP).

Com a égua Hanna Pullman, o experiente cavaleiro zerou os percursos da prova de duas fases de sua pista que foi realizada com obstáculos de 1.35 metro no primeiro trecho e 1,40 metro no segundo. A prova fez parte da sétima e última etapa do DTC Tour deste ano, e vai até o próximo domingo, 19.

Nascido em BH, Vítor fez o tempo de 37,70 segundos no segundo trecho decisivo, superando em 1,42 segundos a marca de Maurício de Oliveira Franco, segundo colocado, que registrou 39,12 segundos com a égua Iaciara da Cabana. Em terceiro classificou Rodrigo Lima, que zerou também as duas fases com a égua Miss Porter, no tempo de 39,32 segundos.

Competiram 69 conjuntos, sendo que nove zeraram a pista da primeira fase e oito também não fizeram falta na segunda. Em quarto classificou Cesar Almeida, com Little Queen Império Egipcio; em quinto Pedro Paulo Onety Cordeiro, com Cornita; e em sexto ficou Flávio Grillo Araújo, com Calinda TW.

Mini-pônei é o primeiro a nascer no espaço de hipismo de Doda Miranda (Foto: DTC/divulgação)

Mini-pônei é atração

Um mini-pônei que nasceu na última segunda-feira, 13, numa das quase 800 cocheiras que estão sendo usadas no Doda Training Center, nesta semana, promete ser mais uma curiosidade durante a sétima etapa do DTC Tour 2021 e do PlayOff do Longines Xtreme Teams’ Challenge 2021.

Os participantes têm uma forte competição de 1,45 metro de altura com os melhores conjuntos do País. São formados por cavaleiros famosos e cavalos elegantes, de excelente nível técnico.

Não é o futuro exemplo do mini-pônei e nem agora de sua mãe, que foi adquirida pelo cavaleiro Doda Miranda, já prenha, para ajudar crianças entre 3 e 6 anos da Escola de Equitação do DTC. A turminha chega a saltar até 60 cm de altura quando estão mais adaptadas ao início deste emocionante esporte.

“Chegamos a criar neste espaço, aqui, em Itatiba, cerca de 120 cavalos quando ainda era o nosso Haras Bawani. Naquele tempo, muitos deles nasceram dentro do haras de minha família. Agora, a inesperada chegada do mini-pônei, no meio da madrugada, foi muito comemorada por todos, principalmente porque a sua mãe estava só na cocheira e tudo aconteceu naturalmente”, comentou o cavaleiro olímpico.

Doda não tem dúvida de que o mini-pônei e a sua mãe cuidando dele, na cocheira, vai virar uma das maiores atrações deste importante evento, principalmente para as crianças acompanhadas de seus familiares, que não são do hipismo.

A partir deste momento, os visitantes do nosso centro de disposta devem ficar muito interessados em ver os dois juntos. “Até adultos que não estão acostumados com o nosso mundo de cavalos vão ficar encantados com o reduzido tamanho do nosso cavalinho, exatamente como eu fiquei quando o vi pela primeira vez, imaginando que pesava, naquele momento, uns 20 quilos no máximo”, explica.

Ranking Sênior

Depois de seis etapas, o cavaleiro Pedro Paulo Onetty Cordeiro é o líder, entre os seniores, do Ranking do DTC Tour 2021, com 157,25 pontos. Porém, a disputa deste título está muito acirrada porque, o segundo colocado, Guilherme Fouroni, tem 157 pontos, com apenas 0,25 ponto de diferença.

Como são diversas provas que valem pontos, outros cavaleiros posicionados mais atrás ainda sonham com o título ou uma melhor classificação final nesta sétima etapa, como José Roberto Reynoso Fernandes.

Programação

Fotos: DTC/Divulgação

Confira outras matérias sobre hipismo AQUI.