Governo diferente, Estado eficiente

Como aliado leal e articulador do governo de Minas em Brasília, apenas registro a satisfação e o orgulho de, juntos, fazermos história

Lucas Gonzalez | 04/02/2021

Slogans representam elementos do marketing para resumir a mensagem que um governo deseja comunicar. No entanto, Minas Gerais está mudando o paradigma em questão. O nosso governo é, de fato, eficiente e inovador, na essência dos adjetivos. Vamos lá. É hora de falarmos sobre Saúde, Educação, Gestão e Economia. 

Após três edições seguidas de queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Minas Gerais inverteu a tendência e, além de recuperar a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio, também apresentou os melhores indicadores já alcançados em fluxo e proficiência. Trata-se do maior salto na história do Ideb no Estado. Minas conseguiu, na última avaliação do Ideb no ensino médio, a sua maior nota em toda a história, desde que esse índice foi criado. Isso é Estado eficiente, isso é um governo diferente. 

Já no campo da segurança pública, Minas Gerais alcançou os menores índices de criminalidade violenta dos últimos oito anos. Em 2019, o Estado teve o melhor primeiro semestre em número de registros de crimes violentos, em todas as regiões mineiras, desde o ano de 2012 – quando a atual metodologia de medição de violência foi implantada.O resultado foi 26,8% menor que o do mesmo período (anterior ao governo Zema), com 12.608 crimes a menos que o recorte anterior. A redução chega a 53% quando é avaliada em relação ao pico da criminalidade violenta em Minas, ocorrida em 2016 (38.748 crimes a menos ocorridos em seis meses). Isso é Estado eficiente, isso é um governo diferente. 

O resultado diferenciado é fruto de um trabalho integrado entre as forças de segurança. Hoje, nós temos uma integração entre todas as instituições, coisa que, de certa maneira, no passado, não havia com a intensidade que nós temos hoje. Por aqui, estamos acompanhando a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Sistema Prisional, todos trabalhando em conjunto, trocando informações com sincronismo. Isso é Estado eficiente, isso é um governo diferente. 

E para fechar, a cereja do bolo: em tempos desafiadores e de dificuldade inédita para a gestão pública, Minas Gerais é o Estado com a menor taxa de óbito do Brasil por Covid-19. São menos de 400 mortes por milhão de habitantes, tornando o nosso trabalho aquele com o melhor desempenho na comparação entre todos os estados do Brasil. Enquanto cerca de 12 mil mineiros faleceram por COVID-19, outros meio milhão já se recuperaram. Romeu zema comprou 50 milhões de seringas, adquiriu 617 freezers para armazenamento de vacinas e articulou toda a logística de distribuição. Cerca de 7miilhões de seringas, que servirão para a vacinação contra a COVID-19, já estão a caminho ou já chegaram a 21 das 28 regionais mineiras de saúde. Isso é Estado eficiente, isso é um governo diferente. 

Como aliado leal e articulador do governo de Minas em Brasília, apenas registro a satisfação e o orgulho de, juntos, fazermos história. O segredo para o êxito e o reconhecimento não é a repugnante estratégia de politizar o atual momento do Brasil. O caminho correto é justamente aquele que estamos tomando: trabalho, trabalho e trabalho. Menos holofotes e mais eficácia. Só assim salvaremos vidas e garantiremos o futuro das gerações jovens de nossa amada Minas Gerais.

Mais Notícias