Gerenciando o envelhecimento

Querido leitor, muito prazer! Meu nome é Joana Barbosa, sou dermatologista, e estarei por aqui 1x ao mês para te contar algo bem legal sobre pele, cabelos e unhas.

Dra. Joana Barbosa | 15/06/2021

Vamos começar conversando sobre o que é o “gerenciamento do envelhecimento”? Você já ouviu falar sobre esse termo?

Essa é uma expressão americana, que representa a ideia de manter o funcionamento normal do organismo, através do equilíbrio dos sistemas (homeostase); deixando-o mais eficiente e menos sensível, mesmo com o passar do tempo.

Este conceito é baseado na medicina preventiva, que atua na preservação da qualidade de vida do paciente. Ele foi denominado pelos americanos como “age management medicine” e por isso no Brasil recebe o nome de medicina de gerenciamento do envelhecimento.

O fundamento desta área da medicina baseia-se na ideia de que o paciente pode envelhecer com doenças ou envelhecer com saúde. O corpo humano foi desenvolvido para não adoecer. São falhas na neutralização dos radicais livres que ao longo do tempo culminam na lesão celular, ocasionando alguma doença. Mas, isto ocorre por motivos que podem sim serem evitados.

Então, faço algumas perguntas a vocês:

1- Qual a diferença de prevenir e tratar? Durante uma consulta médica, caso algum exame ou sinal clínico mostrar alteração, o paciente descobre que está doente. Descobrir a doença não é a mesma coisa que prevenir a doença. A doença não é um problema, mas sim uma mensagem e oportunidade de mudança. Quando o paciente fica doente, é porque seu corpo está dizendo que há algo errado na sua maneira de viver e se cuidar, e que isso precisa ser mudado. Essa mudança é o tratamento em si, e é fundamental para que seja possível uma prevenção de verdade.

2- Qual relação disso tudo com a pele? Assim como os outros sistemas do corpo, a pele sofre com o acesso de radicais livres produzidos por maus hábitos de vida ou exposição desnecessária aos possíveis danos (ex: sol). Por isso, o processo do envelhecimento cutâneo vai de encontro ao nosso estilo de vida.

Envelhecer não é o problema, mas sim a forma como o fazemos. Como você ai está gerenciando e seu envelhecimento?

Foto: goodluz / stock.adobe.com

Conheça outros textos sobre saúde da pele (AQUI)